follow us

Ambientes, Sala | 04/04/2019

COMO ILUMINAR CORRETAMENTE  SALAS DE ESTAR, JANTAR E HOME THEATER?

Ambiente por Luciana Ballio

Os ambientes de convivência, como livings, salas de jantar e TV, são garantia de bons momentos com a família e os amigos. Por isso, é necessário que cada elemento escolhido proporcione total bem-estar, entre eles, o tipo de luz adequada. A Lustres Yamamura, líder no segmento de iluminação com mais de 45 anos de história, representada por sua equipe de projetos, recomenda algumas soluções interessantes para quem está construindo ou reformando as áreas sociais. Confira as sugestões!

 

 

Plafons e lustre indicados para as áreas sociais, como salas de estar, jantar e TV

Primeiros Passos

Luz não se resume a escolher uma lâmpada correta ou instalar uma linda luminária no ambiente. É preciso sentir o espaço, identificar as atividades realizadas em cada lugar, os desejos dos moradores e equilibrar a luminosidade natural com a artificial. Um projeto luminotécnico bem pensado, serviço que é oferecido nas lojas da Lustres Yamamura, tem o poder de transformar os cômodos. O ideal é sempre buscar ajuda de um profissional especialista, com conhecimentos técnicos sobre as luminárias e os efeitos que elas geram, para garantir um projeto eficaz.

Para acertar na seleção das luminárias é necessário identificar como será o uso do ambiente e qual o efeito desejado. Você quer que o espaço seja muito iluminado, aconchegante ou com pouca luz? Há itens da decoração para dar maior destaque, tais como quadros, móveis ou revestimentos? Todas essas questões deverão ser levadas em conta no ponto de partida do projeto luminotécnico.

Luz Indireta ou Direta

A área social precisa estar pronta para receber com conforto os moradores que gostam de ler e aqueles que buscam aconchego. Em geral, os especialistas da Lustres Yamamura recomendam uma iluminação indireta e de temperatura de cor branco “quente”, que geram maiores sensações de aconchego e bem-estar. Mas, sobre a mesa de jantar, vale adotar uma luz mais direta, obtida com a instalação de pendentes e luminárias com o foco direcionado no tampo do móvel.

Luminárias para cada ambiente

Sala de Estar e Home Theater: uma sugestão é usar lustres decorativos, lâmpadas mini dicroicas fixas ou direcionadas (para paredes de destaque), plafons centrais com iluminação indireta, além de módulos com lâmpadas PAR 20 como iluminação geral difusa. Para luz de apoio, abajures e luminárias de piso são bem-vindos ao lado do sofá auxiliando os momentos de leitura.

 

 

Colunas de iluminação para a sala de estar

 

Sala de Jantar: centralizados na mesa, lustres e pendentes geram um efeito decorativo e oferecem uma iluminação direta, sempre com uma temperatura de cor “quente”, resultando em aconchego.

 

 

Pendentes para a sala de jantar

Pontos de luz

No caso de ambientes com rebaixamento de gesso, o número de pontos de luz depende do distanciamento do ambiente e do efeito que se pretende gerar para aquela determinada área. No caso de laje, geralmente são indicados pontos centralizados no teto e a quantidade depende da área do ambiente.

 

Agora que você já sabe, escolha a iluminação perfeita para sua casa, acessando a loja online ou indo até uma das lojas físicas da Yamamura:

Shopping Lar Center
Av. Otto Baumgart 500, Loja 223A Vila Guilherme
Entrada pelo estacionamento D5
Tel.: (11) 2089-0023

Consolação
Rua da Consolação, 2004/2064
Tel.: (11) 3218-2727

Campinas
Parque D. Pedro Shopping – Entrada das Pedras
Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra
Tel.: (19) 3756-9996

São Bernardo do Campo
Av. Rotary, 825 (acesso pelo KM 23 da Rodovia Anchieta)
Tels.: (11) 4335-3902/ 4127-9724
(Loja dentro do Complexo Center Castilho)

Loja online:

www.yamamura.com.br

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @yamamuraoficial
Facebook: yamamuraoficial
Youtube: yamamuraoficial