follow us

Ambientes, DICAS, Sala, Sem categoria | 24/05/2023

10 dicas de iluminação para sala de estar

A iluminação para sala de estar é um aspecto fundamental para um projeto de decoração eficiente e agradável. A sala de estar é um dos principais espaços da casa, onde a família e os amigos se reúnem para conviver, relaxar e socializar. Por isso, é importante que a iluminação seja adequada para cada atividade realizada nesse ambiente. Nesse artigo, a Yamamura separou 10 dicas de iluminação para sala de estar para te ajudar a fazer o melhor projeto luminotécnico para sua casa. Vamos lá!

 

Iluminação indireta

Iluminação indireta em sala

A iluminação indireta é uma excelente opção para quem busca um ambiente aconchegante e sofisticado na sala de estar. Ao contrário da iluminação direta, cujo objetivo é iluminar diretamente um objeto ou espaço, a iluminação indireta é utilizada para criar um ambiente mais suave e agradável, sem causar ofuscamento ou cansaço visual.

Uma das principais vantagens da iluminação indireta é que ela pode ser utilizada de várias maneiras diferentes na sala de estar. Uma opção é a instalação de um lustre central no teto, que pode ser acompanhado por arandelas ou luminárias de piso, criando uma atmosfera de luz suave e difusa.

Outra opção é o uso de iluminação com fitas de LED para sala de estar. Elas são embutidas no gesso, criando uma luz suave e discreta, destacando a textura da parede ou do teto. A iluminação indireta também pode ser utilizada em estantes, prateleiras ou nichos, criando uma iluminação de destaque para objetos decorativos.

Ao utilizar a iluminação indireta em sua sala de estar, é importante considerar a escolha das cores e materiais. As superfícies claras, como o branco ou o bege, são ideais para refletir a luz indireta, criando uma atmosfera suave e acolhedora. Além disso, é importante evitar a utilização de lâmpadas com alto índice de luminosidade, para evitar o ofuscamento e a fadiga visual.

 

Iluminação direta

A iluminação direta é uma opção interessante para quem deseja destacar pontos específicos do ambiente, como objetos de decoração, obras de arte, plantas, entre outros. Como o próprio nome sugere, a iluminação direta consiste em direcionar a luz para um ponto específico, criando um efeito de destaque e valorização.

Entre as opções de iluminação direta, podemos destacar o uso de perfis com fita de led, o uso de pendentes, por exemplo, sobre a mesa de jantar, proporcionando uma luz focalizada e aconchegante durante as refeições. Também é possível utilizar trilhos no teto, que permitem ajustar a posição dos spots conforme a necessidade, criando uma iluminação versátil e dinâmica.

Outra opção interessante é o uso de spots embutidos, que destacam, quadros e objetos de decoração na parede, criando um efeito de iluminação dramático e sofisticado. Luminárias de piso ou de mesa também são opções interessantes para criar um ponto de destaque na sala de estar, como um cantinho de leitura ou um espaço de relaxamento.

Ao utilizar a iluminação direta, é importante considerar a intensidade da luz e o ângulo de direcionamento, para evitar o ofuscamento ou o excesso de luz no ambiente. Também é importante considerar a temperatura da cor da luz, escolhendo tonalidades mais quentes para ambientes de descanso e tonalidades mais frias para ambientes de trabalho ou estudo.

 

Iluminação difusa

Uma opção de iluminação moderna para sala de estar é a iluminação difusa. Entre as opções de iluminação difusa, podemos destacar o uso de abajures com cúpula, que filtram a luz e criam um efeito difuso e aconchegante. Lustres que contém lâmpadas de material leitoso Lustres que escondem as lâmpadas em materiais leitosos também são uma opção interessante, criando um efeito de luz suave e uniforme.

Outra opção é o uso de luminárias de teto com difusor, que criam um efeito de luz suave e uniforme em todo o ambiente. As luminárias de LED também são uma opção interessante para criar uma iluminação difusa, pois permitem ajustar a intensidade e a temperatura da cor da luz de acordo com a necessidade.

Ao utilizar a iluminação difusa, é importante considerar a intensidade da luz e a temperatura da cor, escolhendo opções mais suaves e aconchegantes para ambientes de descanso e relaxamento. Também é importante considerar a altura e a posição das luminárias, para evitar o ofuscamento ou o excesso de luz no ambiente.

É importante escolher as opções de iluminação de acordo com as necessidades e atividades de cada ambiente, para criar uma atmosfera confortável, acolhedora e relaxante.

Avalie os jogos de luminárias

Sala iluminada com luminárias

Os jogos de luminárias são uma tendência na decoração de interiores, trazendo uma nova perspectiva para a iluminação da sala de estar. Combinando diferentes tipos de luminárias para sala de estar, como pendentes, spots, arandelas e luminárias de piso, é possível criar um ambiente mais completo e harmônico, com efeitos de luz interessantes e sofisticados.

Um jogo de luminárias bem escolhido pode transformar completamente o ambiente, destacando pontos específicos da decoração, criando uma atmosfera mais aconchegante e agradável e dando mais personalidade ao espaço.

Para escolher um jogo de luminárias adequado para a sua sala de estar, é importante considerar a funcionalidade e a estética do ambiente. É possível escolher luminárias com diferentes intensidades de luz para diferentes momentos, como leitura, relaxamento e recepção de visitas. Além disso, é importante considerar o estilo da decoração, escolhendo luminárias que combinem com o mobiliário e a paleta de cores.

 

 

Sobre as tonalidades

As lâmpadas em cores quentes são muito indicadas para a iluminação da sala de estar, pois proporcionam um ambiente mais acolhedor e confortável. A luz amarela ou âmbar, por exemplo, traz uma sensação de calor e aconchego, perfeita para relaxar e socializar com amigos e familiares.

A escolha da temperatura da lâmpada é importante para a criação da atmosfera ideal na sala de estar. A temperatura de cor é medida em Kelvin e pode variar entre luz fria a partir de 5000k, luz neutra em 4000k, luz quente abaixo de 3000k.

Para a sala de estar, as lâmpadas com temperatura de cor entre 2700K e 3000K são as mais indicadas, pois proporcionam uma luz suave e agradável, sem causar desconforto visual. Além disso, as lâmpadas em cores quentes também valorizam a decoração, realçando as cores dos objetos e dos móveis.

Vale lembrar que a escolha das lâmpadas deve levar em consideração a função de cada área da sala de estar. Por exemplo, para o espaço destinado à leitura, é indicado o uso de uma luminária com luz mais focada e intensa, como uma lâmpada de LED com temperatura de cor mais fria.

 

Use a iluminação como decoração

Sala iluminada com abajur

 

Usar a iluminação como decoração da sala de estar é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e decoração. A iluminação pode ser utilizada como um elemento decorativo por si só, criando um ambiente mais sofisticado e elegante.

Uma das formas mais comuns de utilizar a iluminação como decoração da sala de estar é por meio de luminárias e pendentes com design diferenciado, que agregam valor estético ao ambiente. Além disso, a escolha das lâmpadas com cores e intensidades diferentes também pode fazer toda a diferença.

 

Luminárias de chão

As luminárias de chão são uma excelente opção para quem deseja decorar a sala de estar de forma elegante e funcional. Essas luminárias são versáteis e podem ser utilizadas de diversas formas, como por exemplo, como uma luz de leitura, para iluminar um canto específico ou até mesmo para destacar um objeto de decoração.

Aqui na Yamamura você irá encontrar luminárias de chão em diferentes modelos, tamanhos e estilos, desde opções mais clássicas até as mais modernas e minimalistas. Algumas são equipadas com reguladores de intensidade de luz, permitindo ajustar a iluminação de acordo com a necessidade do ambiente.

Outra vantagem das luminárias de chão é que elas são móveis e podem ser facilmente deslocadas de um lugar para outro, permitindo mudar a iluminação da sala de acordo com as necessidades e o layout do ambiente.

 

Evite luminárias diretamente sobre sofás

Uma das principais razões para evitar luminárias diretamente sobre sofás é que a luz pode ser muito intensa, criando um efeito desagradável e desconfortável para quem estiver sentado no sofá. Além disso, a luz direta pode criar sombras indesejadas, o que pode dificultar a visualização de objetos e detalhes.

Perfis de LED

Os perfis de LED embutidos são uma opção de iluminação moderna, elegante e discreta para sala. Diferentemente das luminárias tradicionais, os filetes de luz embutidos criam um ambiente mais intimista e convidativo, tornando-se uma escolha popular para espaços sociais.

Posicionar os filetes de luz embutidos próximos aos objetos que devem ser valorizados no ambiente é uma técnica eficaz para destacar esses elementos e criar um ambiente acolhedor. Por exemplo, se você tem uma obra de arte em destaque em sua sala, posicionando filetes de luz embutidos próximos a ela, irá enfatizar e valorizar essa peça. O mesmo pode ser feito com objetos decorativos, prateleiras e nichos. 

Além de serem esteticamente agradáveis, os filetes de luz embutidos também são eficientes em termos de economia de energia. Como são instalados no teto, permitem que você ilumine a sala de forma uniforme, sem a necessidade de múltiplas luminárias.

Valorize a iluminação natural

Ambiente com iluminação natural

A luz natural é sempre bem-vinda! Ao falarmos sobre uma sala de estar bem iluminada, não estamos nos referindo somente a um projeto luminotécnico com luminárias, abajures, lustres ou fitas de LED. É preciso também valorizar a iluminação natural que o ambiente oferece.

Contudo, é importante lembrar que a iluminação natural precisa ser controlada, por meio de cortinas, por exemplo. Apesar de deixar os espaços mais bonitos e confortáveis, a luz do sol pode ser prejudicial e danificar móveis, livros, quadros e até mesmo alguns equipamentos. Por isso, é necessário ter cuidado e proteger os elementos do ambiente que podem ser afetados pela luz solar direta.

 

Uso de plafons como luminárias modernas

Falando sobre iluminação geral, é possível escolher luminárias modernas para a sala de estar ao invés do tradicional lustre. Uma opção é o uso do plafon de sobrepor, que proporciona uma luz suave e uniforme que se estende pelos dois ambientes.

Para complementar a iluminação, é possível usar spots de embutir na cor branca no teto para preencher possíveis áreas sem luz. Caso queira, também é possível adicionar um lustre ou pendente, mas apenas acima da mesa de jantar.

 

Que tipo de iluminação usar na sala?


A escolha do tipo de iluminação para a sala de estar depende do estilo decorativo e do uso do ambiente. É importante ter uma iluminação geral que proporcione uma boa visibilidade e conforto visual. O uso de luminárias modernas como:
– plafon de sobrepor ou embutir
– spots de embutir ou sobrepor
– luminárias de piso ou de mesa, pode ser uma alternativa ao tradicional lustre, proporcionando uma luz uniforme e suave. Para complementar a iluminação, spots de embutir na cor branca no teto podem ser utilizados para preencher possíveis áreas sem luz. Além disso, é importante pensar em pontos de luz direcionados, como luminárias de piso e de mesa, para criar um ambiente mais aconchegante e acolhedor. A escolha da temperatura da luz também é um fator importante, sendo recomendado o uso de lâmpadas na cor branca ou amarelada, dependendo da sensação desejada no ambiente.


Como escolher luminária para sala de estar?


A escolha da luminária para a sala de estar deve levar em consideração vários fatores. É importante pensar no estilo decorativo do ambiente, na funcionalidade da luminária e na iluminação que ela proporciona. Para uma iluminação geral, o plafon de sobrepor pode ser uma boa opção, pois produz uma luz uniforme e suave que se estende por toda a sala. Já para criar pontos de luz direcionados, podem ser utilizadas luminárias de piso e de mesa. É importante escolher uma luminária que harmonize com o restante da decoração e que tenha o tamanho proporcional ao espaço disponível. É importante lembrar que a luminária escolhida deve ser funcional e atender às necessidades de iluminação da sala de estar.