follow us

Ambientes, Home Office | 31/01/2020

DICAS DE ILUMINAÇÃO PARA ESCRITÓRIOS

 

Na hora de pensar na iluminação para o seu escritório, é de suma importância refletir sobre a eficiência dos usuários sobre o espaço. Nada como um bom projeto de iluminação pensado para que sejam valorizados os pontos mais interessantes e bonitos, sem deixar de lado a aplicabilidade da arquitetura corporativa. Portanto, é essencial que sejam projetadas iluminações adequadas e confortáveis para que os usuários desempenhem as atividades de forma eficaz durante todos os seus períodos de permanência no espaço que convive a maior parte do seu dia.


Dessa forma, como primeiro ponto a ser pensado no projeto, deve-se ter em mente o sistema de iluminação geral do local. Esse deve ter entre 300 e 500 lúmens, sendo sempre indicado nas mesas de trabalho um nível de iluminância mais próximo dos 500 lúmens, enquanto que, para as áreas mais periféricas, é permitido níveis mais baixos de iluminação.

Para essas luzes gerais, o posicionamento desta de cima para baixo também é uma dica que auxilia para que se tenha uma luz correta e que não cause ofuscamento.


Além destas, detalhes como o cuidado com a luz intensa sobre os papéis brancos ou o contraste entre as iluminações internas e externas podem ser itens que podem auxiliar evitar o cansaço visual nos usuários, então não deixe de conferir os requisitos da norma NBR 8995-1, que retratam os principais cuidados para garantir segurança e eficácia na iluminação nos escritórios.


Outra dica que deve ser pensada para a iluminação das áreas corporativas é entender e acertar no uso das iluminações direta e indireta. A luz direta é aquela que é dirigida diretamente a superfície de iluminação, garantindo assim menos perdas e absorção por outras superfícies, como tetos e paredes, portanto, ideais para locais que exijam maiores precisões e concentrações. Já a luz indireta é aquela que, por meio de um anteparo, a luz não é diretamente voltada para a área que se deseja iluminar.


Com ela a luz é absorvida antes de ser refletida pelo anteparo e só então, dissolvida de forma uniforme no espaço, fator que a torna mais indicada para dar conforto visual e evitar ofuscamento.


Entender sobre a diferença entre luz difusa e luz focada também é um ponto fundamental para um bom projeto luminotécnico dos escritórios. Em áreas de realização de tarefas que exigem atenção, uma luz difusa é mais suave e diluída no espaço, evitando a geração de sombras.


Em contrapartida, as luzes focadas são ideais para iluminar áreas
periféricas, decorativas e de circulação, que exigem menos concentração e, que, portanto, podem ter luzes mais cenográficas e contrastantes.


Nesse quesito, pensar nas temperaturas de cores das lâmpadas também é um ponto fundamental para que a iluminação se torne mais ou menos aconchegante. Em áreas de trabalho, luzes com temperaturas de cor mais frias, entre o neutro (4000K) e o branco frio (5000K a 6500K), são ideais para deixar o espaço com um clima maior de concentração. Já em locais como copa, hall, sala de descanso e áreas de circulação, luzes de temperatura de cor branco quente (2400K a 3000K) são as mais indicadas para deixar os locais mais descontraídos e aconchegantes.


De todas as formas, iluminar um escritório pode ser uma tarefa nada fácil, portanto, para que não deixe dúvidas e você não erre na iluminação, procure pela ajuda de um profissional apto para trazer a melhor eficiência e conforto para o espaço.


O importante aqui é trazer equilíbrio entre as funções e estéticas dos ambientes e fazer com a luz traga o clima ideal para os ambientes corporativos.


Gostou?

Lojas Físicas:

Shopping Lar Center
Av. Otto Baumgart 500, Loja 223A Vila Guilherme
Entrada pelo estacionamento D5
Tel.: (11) 2089-0023

Consolação
Rua da Consolação, 2004/2064
Tel.: (11) 3218-2727

Campinas
Parque D. Pedro Shopping – Entrada das Pedras
Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra
Tel.: (19) 3756-9996

São Bernardo do Campo
Av. Rotary, 825 (acesso pelo KM 23 da Rodovia Anchieta)
Tels.: (11) 4335-3902/ 4127-9724
(Loja dentro do Complexo Center Castilho)

Loja online:
www.yamamura.com.br

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @yamamuraoficial
Facebook: yamamuraoficial
Youtube: yamamuraoficial