follow us

Ambientes | 10/06/2024

Iluminação para Hall

Quando se trata de reformar ou redecorar a casa, muitos moradores (principalmente de apartamentos) acabam esquecendo o hall de entrada e o quão importante este espaço pode ser. 

O hall de entrada é o cartão de visitas da sua casa. Ele é o primeiro contato que seus convidados terão com seu lar e o primeiro local que você passará ao chegar em casa depois de um dia cheio de trabalho, portanto, merece uma decoração e uma iluminação que cause aquela boa impressão, não é mesmo? 

Vamos conhecer dicas de como criar um clima mais acolhedor e elegante com a iluminação certa.

Seu hall de entrada com muita personalidade

Antes de qualquer mudança, é necessário levar em consideração o tamanho do seu hall de entrada e o quanto a luz natural consegue adentrar no ambiente. Diante dessas duas questões, além da funcionalidade, o projeto luminotécnico será essencial para proporcionar um espaço que receba seus convidados de forma acolhedora e confortável.

Em ambientes pequenos, uma única luminária pode ser suficiente para decorar e iluminar de forma funcional e uniforme. Já em espaços maiores, a iluminação em camadas, combinando diferentes fontes de luz, pode ser a melhor forma de iluminar o ambiente, deixando mais sofisticado e acolhedor. Portanto, avaliar as necessidades do espaço é fundamental para um projeto luminotécnico exclusivo e com muita personalidade.

 

Hall de entrada de paredes brancas, aparador branco à direita com vasos de plantas, jardim suspenso acima do aparador com plantas e pode-se enxergar outro cômodo através de uma porta de vidro aberta.
Projeto: Daniela Funari Arquitetura / Foto: Emerson Rodrigues

Iluminação para Hall que destaca a decoração

Ao decorarmos um ambiente, permitimos que aquele espaço tenha a nossa personalidade, estilo e reflita da forma mais genuína quem somos. E qual o melhor lugar para começar do que o nosso hall de entrada? Nesse espaço de espera e acesso, o objetivo é fazer com que os visitantes e moradores se sintam aconchegantes e bem-vindos. 

Por isso, vale investir em itens como quadros, vasos, plantas, tapetes, espelhos, móveis, e posicioná-los de acordo com o estilo e gosto dos moradores. Além disso, é possível utilizar a iluminação para realçar elementos específicos ou a decoração principal, seja através de fitas de LED ou luminárias mais elaboradas e decorativas, criando um ambiente receptivo e cativante.

 

Visão frontal de um hall de entrada com parede revestida com tiras de madeira. Um aparador branco com pés pretos de metal sustenta um quadro abstrato ao centro, um abajur preto com cúpula de vime à esquerda e um vaso de vidro com plantas à direita.
Projeto: Arquiteta Gisele Bizzo / Foto: Emerson Rodrigues

Seu Hall com Estilo: Conheça as opções de Iluminação

A iluminação do hall de entrada é uma etapa importantíssima ao criar um ambiente convidativo e, por isso, trouxemos algumas dicas para ajudá-lo nesse momento. Durante a escolha da iluminação deve-se levar em consideração a altura do teto, estilo da decoração, tamanho do espaço e, claro, a sensação que deseja proporcionar nesse ambiente.

 

Dicas essenciais para garantir estilo na iluminação do seu Hall

 

Avalie o ambiente: Antes de escolher sua iluminação, avalie o tamanho e as funções do espaço para criar uma iluminação exclusiva e adequada às suas necessidades;

 

Escolha a luminária adequada: Opte por luminárias que combinem com o estilo da entrada da casa. Por exemplo, lustres ou pendentes podem adicionar um toque de elegância, enquanto luminárias embutidas oferecem uma estética mais discreta e moderna;

 

Lâmpadas de temperatura correta: As lâmpadas com temperatura de cor mais quente, de 2.700k/3.000k, como as de tonalidade amarela, deixam o ambiente mais atraente e afável. Evite lâmpadas com temperatura de cor muito fria, que podem dar uma sensação de ambiente impessoal;

 

Controle de intensidade: Considere a instalação de um dimmer para controlar a intensidade da luz no hall de entrada. Isso permite ajustar a iluminação de acordo com diferentes demandas e ocasiões, além de criar um ambiente mais confortável;

 

Destaque elementos decorativos: Utilize a iluminação para destacar elementos decorativos no hall de entrada, como obras de arte, esculturas ou plantas. Isso adiciona interesse visual e personalidade ao espaço;

 

– Direcionamento da luz: Certifique-se de que a luz esteja direcionada de forma adequada, evitando ofuscamento e sombras indesejadas. Se houver espelhos no hall de entrada, leve em consideração como a luz será refletida para evitar reflexos excessivos;

 

Hall de entrada decorado em madeira exposta com espelho arredondado, aparador em mármore, vasos e fitas de led decorando linhas e ângulos.
Projeto: Marcela Rocca / Fotógrafo: Emerson Rodrigues

Investir em uma iluminação adequada para o hall não só causa uma primeira impressão memorável, mas também define o tom para o restante da casa. Ao adaptar a iluminação às características do ambiente e destacar elementos decorativos, você proporciona uma boa recepção para todos.

Pronto para iluminar seu hall com elegância e funcionalidade? Conheça as demais dicas para deixar sua casa ainda mais aconchegante, em nosso blog  e transforme seu ambiente desde a entrada de forma única e elegante!

Para deixar seu Hall de entrada ainda mais convidativo e estiloso, conheça as novidades em iluminação da Yamamura. Visite nosso site para descobrir as últimas tendências e encontrar as luminárias perfeitas para o seu espaço. Siga as redes sociais para ficar por dentro de dicas de decoração e promoções exclusivas. Transforme sua entrada em um verdadeiro cartão de visitas da sua casa com a Yamamura!