follow us

Ambientes | 03/06/2022

Acerte na iluminação do quarto e aumente a sensação de bem-estar

Dormitórios de casal, solteiro, adolescente, com home office:
a Yamamura revela como tornar esse ambiente ainda melhor

O quarto de casal, com projeto da Kaleidoscope Arquitetura, tem pendentes que ajudam na leitura | Foto: Emerson Rodrigues

O dormitório é um dos cômodos mais amados do lar, que representa um verdadeiro refúgio para os momentos de descanso, em que os moradores podem se desligar do mundo lá fora. Seja para dormir, relaxar, ver TV ou apreciar uma leitura agradável, o importante é incluir luzes adequadas para esse espaço a fim de garantir mais conforto. A Yamamura, megastore em iluminação, apresenta dicas e inspirações para contribuir na decoração desse ambiente.

Por onde começar: Para a luz geral do quarto, dê preferência à luz indireta, que pode ser obtida com a ajuda de modelos de plafons ou fitas de led embutidas em sancas de gesso.

Pendentes, spots e um plafon central na iluminação do quarto reformado pela arquiteta Luciana Ballio | Foto: Emerson Rodrigues

Peças indicadas: Entre as sugestões de iluminação de apoio para os quartos, independentemente do estilo da decoração, estão abajures, arandelas, luminárias de piso, spots com lâmpadas R-70, pendentes, além de fitas de led (que podem estar em cortineiros ou atrás de cabeceiras). Essas escolhas são perfeitas para quem está em busca de um ambiente mais convidativo para uma noite de sono reparadora. Também dê preferência a peças com cúpulas, pois oferecem maior conforto visual.

Temperatura de cor: Para que o quarto tenha uma atmosfera aconchegante, invista nas lâmpadas com temperatura de cor branco quente (2400K a 3000K). Outra dica é incluir luminárias em que seja possível fazer a regulagem do brilho e da temperatura de cor, sempre de acordo com a necessidade do morador.

Este quarto, com projeto da FAN Interior Design, apresenta um espaço de home office | Foto: Emerson Rodrigues

Home Office no quarto: Para quem tem um cantinho de trabalho ou estudo no quarto, um caminho é optar por um mix entre luzes difusas e diretas, de forma a utilizar cada uma delas de acordo com a necessidade no ambiente.

Leitura antes de dormir: Para quem gosta de ler um livro antes de se deitar deve buscar uma intensidade de luz um pouco maior. Peças dimerizáveis são boas pedidas, pois permitem o ajuste da luminosidade, sem prejudicar os demais momentos.

Quarto projetado pelo arquiteto Pietro Terlizzi | Foto: Emerson Rodrigues

Decoração: Uma boa distribuição dos pontos de luz pelo espaço, assim como a escolha das cores de móveis e revestimentos, contribui para uma iluminação mais eficiente. Paredes e mobiliários em tons de azul e verde, por exemplo, estimulam o relaxamento.

O que evitar: Evite a temperatura de cor branco frio (5000K a 6500K) nos quartos, pois ela proporciona maior sensação de agitação e atrapalha o sono. Outra medida que deve ser evitada é incluir luz direta e de alta intensidade acima da cama, que podem ofuscar os olhos e causar desconforto.