follow us

DICAS, ENTREVISTAS, Tudo em Iluminação | 03/09/2019

ALMA BRASILEIRA: INSPIRAÇÕES DE DÉCOR E ILUMINAÇÃO COM A ARQUITETA CARMEM AVILA!

Arquiteta compôs o terraço com pendentes e terrários da Lustres Yamamura
Foto: Emerson Rodrigues

 

 

Setembro: mês repleto de poesia e cor, em que há o retorno dos dias quentes, das flores e daquela incontrolável vontade de curtir as áreas externas da casa ou do apartamento. O design e a arquitetura nacionais conversam perfeitamente com essa época tão gostosa. Por isso, apresentamos muitas inspirações para decorar o lar em parceria com a arquiteta Carmem Avila, que assina a reforma deste sobrado paulistano cheio de personalidade.

 

Carmem Avila apresenta este jardim com alma brasileira, espaço perfeito
para receber amigos | Fotos: Emerson Rodrigues

 

 

Elementos como a madeira, apresentada das mais diferentes formas, revestimentos e itens coloridos, além do equilíbrio entre luz natural e artificial e da conexão com a natureza são alguns recursos que trazem brasilidade para os lares de vários cantos do país. Para quem deseja tornar os ambientes bem brasileiros, vale ficar atento às dicas da arquiteta Carmem Avila.

 

O que torna uma casa essencialmente brasileira?

Segundo Carmem, “Ela tem que apresentar a integração com os jardins, as áreas externas e a natureza. Precisa dispor de elementos naturais, como madeiras e fibras. As texturas de palha podem estar em vários momentos e há quem recorra a um tradicional forro de taquara mineiro, um piso de madeira e muito vidro”.

Que elementos representam melhor a nossa arquitetura?

“Podemos falar, principalmente, das pérgolas de madeira ou concreto. No quesito decoração, valem os tecidos, as almofadas com trabalhos manuais e as cores vibrantes. Quadros e imagens, de uma forma geral, podem ter pinceladas de amarelo, vermelho e verde. Não podemos nos esquecer das redes do Nordeste, que também oferecem um colorido especial”.

 

O colorido e o aconchego da rede traz alegria à decoração | Foto: Emerson Rodrigues

 

 

Como dar um toque brasileiro à casa sem gastar muito?

“Vale colocar uma rede, mesmo que seja no espaço interno de um apartamento.  No piso, invista em um tapetinho, esteira de taquara ou uma parede de cor vibrante. Vasos e vegetações também são bem-vindos.”

Que tipo de iluminação combina com a casa brasileira?

“Gosto muito da luz natural equilibrada com a artificial, afinal estamos em um país de muito sol e calor. À noite, podemos pensar nas luminárias, como pendentes com uma escala mais escultural. Vale adotar as opções com texturas de papel, cúpulas grandes e nos produtos com toques de cor, que marcam presença até mesmo durante o dia, com a luz apagada”.

 

Como a iluminação pode valorizar um projeto?

“Ela é absolutamente fundamenta para isso! No jardim, a luz deve ser sutil, de forma que a gente ainda consiga ver as estrelas. Também é possível buscar um tipo de iluminação, tanto no jardim, como na área interna, que tenha um valor cenográfico”, conclui Carmem.

 

Quer saber mais?

 

Lojas Físicas:

Shopping Lar Center
Av. Otto Baumgart 500, Loja 223A Vila Guilherme
Entrada pelo estacionamento D5
Tel.: (11) 2089-0023

Consolação
Rua da Consolação, 2004/2064
Tel.: (11) 3218-2727

Campinas
Parque D. Pedro Shopping – Entrada das Pedras
Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra
Tel.: (19) 3756-9996

São Bernardo do Campo
Av. Rotary, 825 (acesso pelo KM 23 da Rodovia Anchieta)
Tels.: (11) 4335-3902/ 4127-9724
(Loja dentro do Complexo Center Castilho)

Loja online:

www.yamamura.com.br

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @yamamuraoficial
Facebook: yamamuraoficial
Youtube: yamamuraoficial