follow us

Carnaval, DICAS | 13/02/2023

Carnaval em casa: dicas para preparar os ambientes e curtir os dias de folga e folia

Festa em casa com os amigos ou descanso em família? A Yamamura apresenta inspirações para deixar o lar perfeito de acordo com cada programação

 

Projeto do arquiteto André Viana / Crédito das fotos: Caio Ragonha

Você é do time que adora pular Carnaval ou prefere alguns dias de calmaria? Seja qual for o seu perfil, a Yamamura apresenta ideias incríveis para decorar e iluminar a casa, independentemente da situação. Dessa forma, é possível chamar os amigos para um churrasco com muita música, fazer um “esquenta” animado antes de sair para os bloquinhos de rua, ou então, aproveitar os dias de descanso para maratonar a série preferida na TV. Confira e inspire-se a seguir!

Iluminação, Cores & Sons

Para quem quer um clima de festa, mesmo sem sair do apartamento, vale a pena incluir fitas de led ou lâmpadas RGB (colorida) na decoração, com o intuito de criar um ambiente divertido para todos. Além disso, a escolha de pendentes em cores alegres ou com formas orgânicas para as áreas sociais ou gourmets, também pode deixar os espaços ainda mais descontraídos. Por fim, a instalação de caixas de som de sobrepor ou de embutir em casa podem contribuir com a atmosfera carnavalesca.

Já para quem prefere momentos de descanso, o ideal é dar preferência a lâmpadas na temperatura branco quente (2700K a 3000K), que favorecem o relaxamento, além de uma decoração repleta de materiais naturais e plantas.

 

Tecnologia e folia: Foto 1 – no projeto da arquiteta Luciana Ballio, a luminária Hue Go, da Philips
Foto 2- Linha Philips Hue, sistema de iluminação inteligente – Divulgação Philips
Foto 3: Caixa de som ambiente de sobrepor – Divulgação Matrix Control

Terraços, varandas, áreas gourmet e descobertas

Para montar o seu próprio camarote, ou pista de dança, é preciso prestar atenção a todos os detalhes, inclusive na iluminação correta. Primeiramente é preciso verificar o tipo de espaço escolhido: para os ambientes cobertos há mais opções de luminárias, pois não necessitam de peças com um grau tão elevado de proteção. Já os locais a céu aberto estão sujeitos à ação de intempéries, exigindo cuidados redobrados.

O mais recomendado é que, no caso das áreas abertas, a busca seja por produtos com Índice de Proteção IP65 (resistente à poeira e aos respingos d’água), IP66 (que suporta jatos d’água) ou IP67 (que resiste à imersão temporária de uma luminária). Observação: mesmo nas varandas cobertas, quando as luminárias se encontram muito próximas de áreas suscetíveis às ações de chuva e sol, convém procurar por produtos de iluminação com o grau mínimo IP65.

 

Projeto da arquiteta Luciana Ballio / Foto de Emerson Rodrigues

Os terraços permitem maiores conexões com o ambiente externo e, normalmente, são acompanhados de uma área verde ou até mesmo de piscina. Nesses espaços vale investir em embutidos de solo, determinados tipos de arandelas e projetores. Também é importante ficar atento às regras dos condomínios, para verificar a possibilidade de acrescentar ou mudar pontos de luz sem alterar a composição geral da edificação.

Para varandas tradicionais ou gourmet, vale apostar em pendentes decorativos em cima das mesas de jantar ou ainda, de luzes focais nas bancadas para o preparo dos alimentos. Arandelas, plafons, luminárias de piso e mesa também são bem-vindos, basta usar a criatividade.

Acesse o site da Yamamura e confira diversas opções de luminárias coloridas, fitas de LED, lâmpadas RGB e caixas de som para animar o Carnaval!

Veja Também