follow us

DICAS, Sala de TV, slide | 01/09/2021

Cinema em casa: confira dicas para iluminar a Sala de TV

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Seja para assistir filmes numa plataforma de streaming, o último capítulo da novela, ou uma partida do Campeonato Brasileiro, a televisão continua sendo a melhor amiga das famílias. Para que a sala de TV se torne ainda melhor, ficar atento a alguns detalhes de sua iluminação são essenciais. Por isso, a Yamamura separou algumas dicas incríveis para ajudar!

1. Temperatura de Cor: Utilize a temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) e lâmpadas de menor intensidade para garantir um maior conforto visual, além da sensação gostosa de aconchego.

2. Posicionamento: Dê preferência à instalação de peças de iluminação nas laterais de paredes, do teto ou do piso para tornar o espaço mais agradável.

3. Tipo de Luz: A recomendação é optar, sempre que possível, pela luz indireta (ou seja, aquela em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha de forma mais leve). Evite qualquer tipo de luz direta, principalmente em cima do sofá, das pessoas, ou em frente à TV, para evitar o ofuscamento, reflexos e desconforto.

4. Qual peça utilizar? Entre as peças mais indicadas estão plafons discretos, trilhos com spots direcionáveis, arandelas, pequenos pendentes nas laterais dos sofás ou poltronas, além de luminárias de piso charmosas.

Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues

5. Iluminação secundária: Para melhorar a experiência, deixe circuitos separados entre as iluminações centrais e as secundárias do espaço. A luz principal, representada no ambiente em sua maioria por plafons, é mais utilizada como iluminação geral, e para que o local fique com um aspecto mais escuro e aconchegante, aposte em luzes menos intensas nas laterais, como pequenos spots e arandelas, ou abajures e luminárias de piso ao lado do sofá e poltronas.

6. Dimerização e Automação: Para quem prefere versatilidade, ou divide a sala de TV com outros ambientes da casa, a dimerização (regulagem da intensidade da luz) ou a automação podem ser boas pedidas, por meio de peças específicas com essa função.

7. Cenografia: Que tal criar um ambiente cenográfico? Para isso, evidencie alguns detalhes da decoração, como texturas, prateleiras ou objetos decorativos. Para criar esse efeito, nos cantinhos que deseja valorizar, instale spots com trilhos direcionáveis ou perfis ou fitas de led em nichos.

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]