follow us

Luminárias, Sem categoria | 02/06/2023

Como escolher uma luminária pendente? Confira aqui!

Lustres no hall de entrada

 

Com a evolução do design, os pendentes deixaram de ser exclusivamente destinados à mesa de jantar e passaram a ser utilizados em vários ambientes da casa, como livings e quartos. Essa mudança proporcionou uma maior versatilidade e variedade de opções na escolha dessas luminárias.

 

Anteriormente, os pendentes eram principalmente utilizados para fornecer iluminação direta sobre a mesa de jantar, criando um ambiente aconchegante e funcional durante as refeições. No entanto, com a crescente valorização do design de interiores e a busca por ambientes personalizados, os pendentes expandiram seu alcance e agora são vistos em diversos espaços da casa. Quer adotar essa tendência também? Fique por aqui para saber mais sobre como escolher uma luminária pendente!

 

Como escolher uma luminária pendente?

Pendente no quarto

Tamanho

 

Para evitar erros na escolha do tamanho das luminárias pendentes, uma dica é procurar por um modelo que tenha cerca de um terço do tamanho do móvel ou espaço onde a luminária será colocada.

 

Vamos dar um exemplo: se você tem um balcão de cozinha com 1 metro de comprimento, o ideal seria optar por uma luminária de aproximadamente 30 a 35 cm de diâmetro. Outra opção seria usar três luminárias menores lado a lado, cada uma com no máximo 15 cm de diâmetro.

 

No entanto, não se sinta preso a regras se quiser criar uma decoração impactante e cheia de personalidade, tá? O importante é não esquecer da funcionalidade da peça. Combine o tamanho dos pendentes com o estilo do ambiente e deixe a sua criatividade fluir. Afinal, sua casa deve refletir o seu gosto e personalidade, sem deixar de ser prática e confortável.

Cor

 

Hoje em dia, temos luminárias de todas as cores, desde as mais neutras até as mais vibrantes. E aí surge a grande questão: qual cor escolher? Primeiro, dê uma olhada no estilo da sua decoração e nas cores que já estão presentes no ambiente.

 

Se você quer que a luminária seja o centro das atenções, escolha uma cor que contraste com os outros elementos da decoração. Agora, se a ideia é uma decoração mais tranquila e suave, opte por uma luminária com tons parecidos aos que já estão sendo utilizados.

 

Lembre-se de que a cor tem o poder de influenciar o ambiente e o seu humor. Então, divirta-se explorando as diferentes possibilidades e escolha uma cor que combine com a sua personalidade e com a atmosfera que você quer criar no espaço. Não tenha medo de ousar e deixar sua criatividade brilhar!

Material

 

O material da luminária também faz toda a diferença, tanto na qualidade e intensidade da luz quanto na estética do ambiente.

 

As luminárias feitas de vidro, acrílico e cristal são perfeitas quando você precisa de uma iluminação mais ampla. A luz consegue atravessar esses materiais sem problemas, iluminando todo o espaço.

 

Agora, se você está em busca de uma iluminação mais íntima e aconchegante, os modelos em metal são os queridinhos. A luz se espalha de forma mais suave, apenas pela abertura da luminária, criando um clima super acolhedor.

 

Lembre-se de considerar o efeito desejado e o estilo do ambiente na hora de escolher o material da luminária. Assim, você garante que a iluminação seja perfeita, combinando com o seu espaço e trazendo aquele toque especial que você tanto deseja.

Tipo de lâmpada

 

Vamos falar sobre a estrela da iluminação: a lâmpada! Ela faz toda a diferença no resultado final do ambiente. Então, a dica aqui é escolher a lâmpada certa levando em consideração o uso da luminária.

 

Se você precisa de uma iluminação mais potente, como na bancada da cozinha ou no home office, opte por lâmpadas frias e neutras. Elas vão garantir aquele brilho intenso e nítido, perfeito para atividades que exigem foco.

 

Agora, se o objetivo é criar um ambiente relaxante e descontraído, a lâmpada amarela e quente é uma boa escolha. Ela vai proporcionar uma luz mais suave e aconchegante, ideal para momentos de descanso e conforto.

 

Então, pense no clima que você quer estabelecer no seu espaço e escolha a lâmpada que se encaixa melhor. Com a luz certa, você vai transformar seu ambiente em um verdadeiro refúgio luminoso. Lembrando que a questão da temperatura de cor é mais uma sensação nossa, quando se trata da tecnologia lâmpadas de LED, e em ambientes residenciais é possível ser mais maleável.

Tipos de luminárias

Luminária pendente como iluminação geral

 

As luminárias pendentes são uma excelente opção quando se trata de iluminação geral em um espaço. Além de oferecerem luz adequada, elas também adicionam estilo e personalidade à decoração. Se você está pensando em usar luminárias pendentes como fonte de iluminação principal em um ambiente, aqui estão alguns tipos populares que você pode considerar:

 

  • Pendentes com cúpula: Essas luminárias apresentam uma cúpula que direciona a luz para baixo, criando uma iluminação focada e uniforme. São perfeitas para áreas como salas de estar, salas de jantar e cozinhas, onde você deseja uma luz geral suficiente para iluminar todo o espaço.

 

  • Pendentes industriais: Com um visual robusto e urbano, as luminárias pendentes industriais são ideais para ambientes modernos e contemporâneos. Elas geralmente possuem um design minimalista, com materiais como metal, vidro transparente e cordas expostas. Essas luminárias fornecem uma luz brilhante e direta, sendo adequadas para espaços amplos como lofts e áreas de trabalho.

 

  • Pendentes esculturais: Se você procura uma iluminação geral que seja também uma peça de destaque na decoração, os pendentes esculturais são uma ótima opção. Eles vêm em uma variedade de formas e estilos únicos, tornando-se verdadeiras obras de arte luminosas. Essas luminárias adicionam um toque de sofisticação e originalidade a ambientes como salas de estar, quartos e halls de entrada.

 

  • Pendentes em cascata: Essa opção consiste em uma composição de várias luminárias pendentes suspensas em diferentes alturas, criando um efeito dramático e elegante. A luz se espalha de forma suave e difusa, proporcionando uma iluminação geral agradável. Esse estilo é muito utilizado em áreas de jantar, corredores longos e escadarias.

 

Luminária pendente para destacar algum item

 

Banheiro com pendente

 

Quando se trata de destacar um item específico na decoração, as luminárias pendentes são uma escolha incrível. Com seu charme suspenso, elas podem iluminar e direcionar a atenção para um objeto especial, como uma mesa de jantar elegante, um balcão de cozinha com detalhes marcantes ou até mesmo uma obra de arte nas paredes. Ao posicionar estrategicamente a luminária pendente sobre o item desejado, você cria um ponto focal atraente e chama a atenção para sua beleza e importância no espaço. É uma maneira eficaz e estilosa de realçar e valorizar os elementos especiais da decoração.

 

Luminárias pendentes para mesas de jantar

 

Sala de TV com pendentes

 

As luminárias pendentes são escolhas perfeitas para iluminar mesas de jantar de forma funcional e elegante. Ao serem suspensas sobre a mesa, elas criam uma iluminação direcionada, proporcionando uma atmosfera acolhedora e agradável durante as refeições. Além de sua função prática, as luminárias pendentes também têm um grande impacto estético, adicionando um toque de estilo e sofisticação ao ambiente. Podem ser encontradas em uma variedade de designs, tamanhos e materiais, permitindo que você escolha aquela que melhor se harmoniza com a decoração da sala de jantar. Seja em um estilo clássico, moderno, industrial ou rústico, as luminárias pendentes para mesas de jantar são verdadeiros destaques, tornando as refeições ainda mais especiais e memoráveis.

 

Qual a melhor luminária pendente para quarto e sala?

 

Para criar uma iluminação aconchegante em quartos e salas, a luminária pendente ideal é aquela que possui cúpulas que permitem a passagem suave da luz, emitindo um brilho difuso e agradável. Essa luz difusa é perfeita para criar uma atmosfera relaxante e acolhedora no ambiente.

 

Sala de jantar com pendente

Agora, se o objetivo é ter uma iluminação direcionada para atividades específicas, como leitura, preparo de alimentos ou até mesmo para comer, o ideal é optar por um pendente com cúpula de vidro ou acrílico. Esse tipo de luminária pendente proporciona uma luz mais intensa e brilhante, perfeita para ser utilizada na cabeceira da cama, se você gosta de ler antes de dormir, ou na bancada da cozinha, para facilitar suas tarefas culinárias. Com essa iluminação focada, você terá o suporte necessário para realizar suas atividades com conforto e praticidade.

 

Qual a melhor luminária pendente para sala de jantar e bancadas?

 

Para criar uma iluminação ideal na sala de jantar, a melhor escolha de luminária pendente é aquela com foco dirigido, emitindo a luz diretamente para o tampo da mesa ou balcão. Isso garante uma iluminação adequada para as refeições e cria um ambiente aconchegante e convidativo.

 

Varanda com pendentes

 

Agora, se você busca iluminar e destacar pequenas áreas ou objetos na sala, você vai precisar de um pendente com luz focada. Esse efeito é alcançado quando a cúpula do pendente é fechada na parte superior, impedindo a passagem de luz, e é feita de um material como metal, ou pendentes de tubo, assim como mostra na imagem abaixo. Dessa forma, toda a luz emitida pela lâmpada é direcionada para baixo, criando um efeito decorativo e dramático, como por exemplo as luminárias pendentes para bancada.

 

Esse tipo de iluminação com luz dirigida é perfeito quando o pendente é instalado ao lado do sofá ou sobre a mesa de jantar, destacando e valorizando essas áreas específicas. Com uma luminária pendente com luz dirigida, você terá um toque especial na decoração e um destaque único para os detalhes do ambiente.