follow us

DICAS | 09/08/2024

Como escolher Ventilador de Teto

Como escolher um ventilador de teto para o seu ambiente

Escolher um ventilador de teto para o projeto de decoração do seu ambiente é uma tarefa que pode ser desafiadora. Porém, a grande variedade de aparelhos que temos nos dias de hoje vai ajudar bastante a estimular a sua criatividade para compor o estilo do seu ambiente. 

 

Ventilador de teto preto fosco com pás de madeira em um design moderno e inovador, instalado no teto de uma sala de estar elegante com decoração minimalista, sofá cinza e parede revestida em madeira, com janelas amplas que permitem a entrada de luz natural.
Banco de imagens Yamamura

Desde a escolha dos materiais até os inúmeros conjuntos de funções disponíveis, cada detalhe pode ser importante e agregar algo na sua escolha. Vamos falar sobre alguns pontos que podem ajudar você a encontrar o ventilador perfeito para o seu espaço.

 

1. Tamanho do Ambiente

Primeiro, pense no tamanho do espaço onde o ventilador vai ficar. Se for uma sala grande, escolha um ventilador maior para garantir que o ar circule bem. Para cômodos menores, como quartos, um ventilador mais compacto vai funcionar melhor e garantir um bom custo-benefício.

Se você se importa com barulho, opte por um modelo que seja conhecido por ser mais silencioso. Isso é importante para não atrapalhar seu descanso, concentração ou, até mesmo, chamadas e reuniões, especialmente se for para espaços como um quarto ou um escritório.

 

Sala de estar contemporânea com um ventilador de teto preto com pás de madeira, combinando com a decoração em tons neutros. O ambiente é iluminado por luz natural vinda de janelas grandes com vista para montanhas e vegetação. A sala inclui móveis em madeira, sofá bege, poltronas confortáveis e tapete azul escuro.
Banco de Imagens Yamamura

2. Funções Extras

Como comentamos anteriormente, existe uma grande variedade de modelos com as mais diversas funções disponíveis atualmente. Dependendo das suas necessidades, pode ser interessante pensar em funções como controle remoto ou por assistente virtual, por exemplo.

Também tem os ventiladores com luminária, que são ótimos porque juntam a ventilação e a iluminação em um só aparelho. Isso economiza espaço e evita ter que instalar luzes separadas. 

Outra funcionalidade que pode ser interessante é o modo reverso, que joga o ar para o teto na intenção de fazê-lo se espalhar pelo espaço com mais facilidade. É muito útil quando você não quer que o vento atinja diretamente as pessoas e objetos.

 

Sala de estar acolhedora com ventilador de teto preto e pás em tom de caramelo, combinando com a mesa de centro de madeira rústica. O ambiente é decorado com sofá bege, poltronas confortáveis, lareira moderna e uma porta de vidro que se abre para uma varanda com vista para a natureza.
Banco de imagens Yamamura

3. Estilo e Design

O ventilador de teto também vai compor com o estilo escolhido para a sua decoração. 

Se você curte um visual mais moderno, talvez um ventilador preto ou retrátil seja a escolha certa. Eles têm um design mais sofisticado e combinam bem com ambientes modernos e contemporâneos.

Caso tenha optado por uma decoração mais clássica ou rústica, um ventilador com madeira, cristais e lâmpadas aparentes pode ser uma opção muito boa. Criam uma sensação de luxuosidade e acolhimento. 

 

Imagem de um quarto moderno e aconchegante, com paredes de cor cinza suave e iluminação indireta, criando um ambiente relaxante. Ao centro, há uma cama de casal com lençóis brancos e uma manta bege, acompanhada por travesseiros brancos. Na parede atrás da cama, uma prateleira estreita suporta uma luminária acesa e uma foto em preto e branco. Ao lado da cama, uma poltrona azul escura está posicionada perto de uma mesa lateral branca. No teto, um ventilador de cor branca com várias pás largas completa a decoração do espaço.
Banco de imagens Yamamura

4. Eficiência Energética

Com a conta de luz cada vez mais alta, escolher um ventilador eficiente pode fazer a diferença. Dar uma olhada na classificação energética do ventilador é importante pois há modelos com as mais variadas classificações e com tecnologias cada vez mais econômicas. Isso vai te ajudar a evitar gastos excessivos.

 

5. Custo-Benefício

Por fim, pense no custo-benefício. Existem marcas que têm um custo mais elevado, mas geralmente oferecem mais durabilidade e eficiência. Pode ser mais vantajoso para você gastar um pouquinho mais por um aparelho que vai dar menos manutenção.

Compare preços, assista vídeos de review, leia as avaliações no site do fabricante e nas distribuidoras e lojas e fique atento a promoções Também é importante se ater a aparelhos com potência suficiente para o espaço desejado. Assim, você consegue um bom produto sem gastar mais do que o necessário.

 

Imagem de um quarto arejado e bem iluminado, com uma decoração em estilo boho-chic. A cama de casal possui uma cabeceira de madeira clara e está coberta por lençóis brancos, travesseiros decorativos e uma manta cinza com detalhes coloridos. Uma janela grande ao fundo permite a entrada de luz natural, complementada por uma planta verde em um vaso ao lado da cama. No teto, um ventilador de design moderno com lâmpada central ilumina o ambiente. O quarto também inclui mesas de cabeceira com abajures azuis, uma pequena estante com objetos decorativos e uma cadeira de vime, criando uma atmosfera acolhedora e estilosa.
Banco de imagens Yamamura

O ventilador ideal para o seu espaço

Espero que você aproveite totalmente todas essas dicas e informações que reunimos aqui. Temos esperança de que, com elas, você vai encontrar o ventilador ideal para o seu espaço.

Lembre-se também que a maioria das lojas oferece profissionais para ajudá-la a encontrar a peça que mais agrega na decoração do seu ambiente. Na Yamamura nós temos uma equipe preparada para te ajudar em tudo o que você precisar sobre iluminação de ambientes.

Confira a nosso site e veja nossa seleção de ventiladores de teto para encontrar o que melhor se encaixa no seu espaço.