follow us

Ambientes, Área Externa | 21/08/2023

Como fazer a iluminação para área externa? Confira aqui!

Iluminação para área externa.

 

Quer desfrutar plenamente do seu jardim ou varanda a qualquer momento do dia? Então, dê a devida importância à iluminação da área externa para criar um espaço iluminado e animado, perfeito para toda a família. Sabemos que uma iluminação apropriada eleva qualquer área, proporcionando conforto, estilo e sofisticação.

 

Se você está atento às últimas tendências em busca das melhores ideias de decoração para seu jardim ou espaço ao ar livre, com certeza já ouviu falar das vantagens da iluminação em LED. Além de sua eficiência energética e contribuição ambiental, uma variedade de efeitos pode ser alcançada por meio de um plano de iluminação que saiba explorar as características das lâmpadas de LED.

 

No artigo de hoje, compartilharemos algumas orientações sobre como iluminar sua varanda, jardim ou qualquer espaço externo que você queira realçar. Está curioso? Então, continue com a gente e acompanhe a leitura!

 

Importância da iluminação externa

 

Piscinas, fachadas, jardins e varandas representam elementos externos capazes de oferecer maior segurança com uma iluminação adequada, ao mesmo tempo em que realçam a beleza do paisagismo, proporcionam conforto e transformam o espaço em um local ideal para atividades de lazer e relaxamento.

Qual o tipo de iluminação ideal para área externa?

 

Um aspecto importante para considerar ao pensar no projeto de iluminação para área externa é o tipo de lâmpada escolhido. É recomendável optar por lâmpadas de baixa temperatura, visto que o calor excessivo poderia prejudicar as plantas.

 

No que diz respeito à seleção da lâmpada, o LED é a opção mais apropriada, uma vez que se mostram mais eficientes em termos de consumo e longevidade quando comparados às lâmpadas fluorescentes. Além disso, a tecnologia LED não emite raios ultravioleta significativos nem gera calor excessivo, fatores que poderiam impactar negativamente o desenvolvimento das plantas.

 

Como iluminar o jardim?

 

A iluminação do jardim possui um impacto notável na decoração. Além de ampliar a visibilidade do ambiente, ela deixa o ambiente mais bonito e confortável, enfatizando elementos como plantas, cascatas, vasos e flores. Consequentemente, ao planejar a iluminação do jardim, é essencial sempre valorizar a sua beleza intrínseca.

 

A seguir, destacam-se algumas sugestões de tipos de luminárias que podem ser empregadas no jardim:

 

Refletores e projetores: Além de apresentarem alta potência luminosa, esses dispositivos conferem uma luminosidade abrangente ao espaço, permitindo a adequada iluminação do ambiente como um todo. A possibilidade de direcioná-los para objetos específicos possibilita realçar ainda mais os elementos decorativos.

 

Espetos ou fincos: Essa categoria de luminárias é caracterizada por sua focalização direta, sendo especialmente indicada para realçar pontos específicos, como plantas e flores. Instalados diretamente no solo, os modelos variados podem ser selecionados conforme as necessidades do ambiente.

 

Luminárias arandelas solares: Esses modelos funcionam por meio da captação e conversão de energia solar. Durante o dia, seus sensores fotovoltaicos transformam a luz solar em energia elétrica, recarregando a bateria interna da peça. Ao anoitecer, a luminária é acionada automaticamente, iluminando todo o local onde foi posicionada. Esse tipo de luminária oferece uma solução sustentável e prática para iluminar o jardim de forma eficaz.

 

Qual a utilidade da iluminação para área externa?

 

Iluminação para área externa.

 

Diversos modelos de iluminação são utilizados nos jardins, pois a variedade de estilos de jardim é considerável. Cada estilo, por sua vez, exige uma abordagem específica de iluminação. De maneira concisa, as opções de iluminação para jardim e áreas externas viabilizam realçar plantas, árvores, elementos expostos e até criar trajetos direcionais.

 

O primeiro passo rumo a uma iluminação externa eficaz compreende: 1. Familiarizar-se com as plantas presentes em seu jardim; 2. Estabelecer a localização dos pontos de luz estratégicos; 3. Determinar o tipo de iluminação a ser empregado.

Modelos de luminárias para área externa

Iluminação para área externa

 

Conheça os modelos de luminárias para área externa que a Yamamura indica para incluir no seu projeto:

 

Luminária externa teto

A luminária de teto externa, também chamada de lustre, se revela como uma escolha excelente para proporcionar iluminação à mesa de jardim ou aos sofás. Se você tiver uma varanda de tamanho considerável, a instalação de múltiplas luminárias de teto externas ao longo do espaço proporcionará um efeito verdadeiramente impressionante.

 

Arandela externa

Ao buscar iluminar a entrada principal e as paredes da área externa, a escolha certa é a luminária arandela externa. Essa opção é vantajosa para trazer luz e estilo ao ambiente. Priorize modelos projetados para resistir à umidade, preferencialmente confeccionados em materiais robustos como aço inoxidável ou ferro, e que harmonizem com o estilo de decoração presente.

 

A simplicidade da arandela externa mais básica é justamente o que a torna ideal para o muro de sua residência. Essa escolha não apenas contribui para iluminar a área, mas também proporciona uma oportunidade criativa para criar um efeito de muro iluminado que agrega um toque maravilhoso à estética externa da casa. Portanto, explorar a iluminação estrategicamente nesse contexto não só aprimora a funcionalidade, mas também potencializa a beleza visual do ambiente.

Luminária externa de chão

Além da conhecida luminária externa de parede, é muito importante também direcionar atenção para a iluminação do solo, uma abordagem que traz vários benefícios. A instalação de iluminação no nível do chão não apenas desempenha um papel vital na prevenção de acidentes, ao proporcionar uma orientação visual clara em áreas de circulação, mas também oferece uma oportunidade única de realçar a esplêndida beleza das plantas que compõem o seu jardim.

 

Ao posicionar luminárias no chão, você cria uma atmosfera mágica, onde os contornos e detalhes das plantas ganham vida sob uma nova perspectiva. Isso pode transformar o seu jardim em um cenário encantado durante a noite, onde cada arbusto, flor e árvore ganham destaque.

 

Combine a luminária com o estilo da decoração

A luminária externa de parede desempenha não somente um papel funcional, mas também um papel estético relevante em sua decoração. Portanto, ao escolher os modelos, é essencial considerar aqueles que não apenas atendam às necessidades de iluminação, mas que também complementem e acentuem a paleta de cores presentes no ambiente.

 

Gostou dessa dica? Acesse nosso blog para ficar por dentro das últimas tendências!