follow us

Ambientes, Área Externa, slide | 22/09/2021

Como iluminar espaços com plantas e flores?
A Yamamura explica!

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Como iluminar espaços com plantas e flores? A Yamamura explica!

Quem estava ansioso pela chegada da Primavera? Essa estação repleta de cores e encantos, torna as ruas e as nossas casas mais bonitas, em razão de inúmeras espécies que florescem nesse período. Também é um momento em que muitas pessoas se animam para decorar o lar. Por isso, a Yamamura vai falar sobre como iluminar corretamente os espaços mais concorridos da época: áreas externas, como jardins, quintais e terraços, ou internas como varandas cobertas ou áreas sociais como salas de estar e jantar, além de explicar quais os cuidados recomendados com a iluminação próxima de plantas ou flores. Confira!

Arandela na sala de estar repleta de plantas | Projeto do arquiteto André Viana e fotos de Emerson Rodrigues

Plantas dentro de casa!

Principalmente agora, que a maioria das pessoas tomou gosto por cultivar espécies dentro de casas e apartamentos, os chamados “mães” e “pais” de plantas, é imprescindível cuidar da iluminação que fica próxima delas. Durante o dia, deixe-as mais próximas das janelas ou áreas abertas, para que elas cresçam saudáveis, desde que respeitadas às particularidades de água e luz de cada uma. Já, para a noite, quando falamos sobre luzes artificiais, a tecnologia LED é uma grande aliada, pois além de mais econômica e sustentável, não emite calor, que não permite que pétalas e folhas sejam queimadas com os fachos de luz.

Entre as luminárias mais indicadas para a iluminação de plantas estão os versáteis spots de sobrepor (diretamente no teto ou em trilhos). Para quem prefere algo mais clean, pequenos plafons com lâmpadas mini dicroicas ou R-70, transformam o contraste do claro e do escuro para um local mais convidativo. Outras peças como arandelas, luminárias de mesa, piso ou pendentes também podem ser utilizados, pois trazem funcionalidade e beleza à decoração.

O espeto de luz contribui com a iluminação de áreas externas como jardins e quintais| Divulgação Yamamura

Iluminação para Áreas Externas

Entre as peças mais indicadas estão o balizador, o embutido de solo, o projetor, o espeto, o cordão de luz, a arandela, a fita de led e o poste. Eles estão disponíveis em diversos formatos, efeitos e intensidades. Os balizadores e os embutidos de solo são usados para iluminar caminhos e, consequentemente, contribuir com a segurança. Já os espetos e projetores conseguem valorizar a beleza das vegetações. Os cordões de luz dão um toque intimista ao espaço, enquanto as arandelas e fitas de led trazem efeitos únicos, que exploram a luz como complemento do projeto de arquitetura. Por fim, os postes são ótimos para gramados vastos.

Obs: Pendentes e plafons também podem ser usados nesses locais, desde que tenham especificação para área externa (conferir na ficha técnica).

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]