follow us

Principais dúvidas de iluminação, Tudo em Iluminação | 04/04/2019

CONFIRA DICAS DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE LUSTRES COM A YAMAMURA

      Lustres Yamamura (Divulgação)

Início de ano é um excelente período para organizar a casa, fazer reparos no imóvel e tornar a decoração mais moderna. Dentro deste cenário é essencial pensar na manutenção e limpeza dos artigos de iluminação, em especial lustres e pendentes mais delicados como os de vidro e cristal. A Yamamura, referência no segmento de iluminação na América Latina, representada pela empresa homologada Instalustres, traz dicas simples, mas muito valiosas.

 

Principais Cuidados: Para que um lustre fique com aparência de novo é indicado que seus cristais sejam limpos com a frequência de seis meses a um ano no máximo, a depender do local onde esteja instalado.

Limpeza (Pode ser realizada de duas maneiras):

Sem retirar os cristais: a recomendação é utilizar limpa vidros ou produtos específicos para candelabros. Deve-se borrifar a solução em um pano e fazer a limpeza cristal por cristal. E, depois disso, passar um pano seco (não deixe escorrer água, pois pode manchar ou enferrujar as peças). A Yamamura também recomenda ter cuidado para não puxar o cristal, evitando assim que ele se desprenda. Na área abaixo do lustre é recomendado cobrir o espaço com um cobertor ou tecido grosso, evitando assim, a queda de alguma peça no piso ou nos móveis.

 

Com a desinstalação dos cristais: Devido ao tamanho ou forma de alguns lustres, é necessário retirar todos os cristais e fazer a limpeza isolada em algum recipiente. Nesse caso, o ideal é fazer uma mistura de detergente neutro com água morna. Não se deve usar esponjas pois podem arranhar o cristal. A limpeza deve ser feita delicadamente com os dedos ou com um pano. Após o enxague, os cristais devem ser secos, também com um pano, para que não fiquem manchados. Outra dica é ter precaução para que os cristais não batam uns nos outros durante o processo.

 

Projeto do escritório de arquitetura Andrade e Mello com lustre Yamamura (Foto: Luis Gomes)

 

Problemas frequentes: Segundo a equipe da Yamamura, é muito alto o número de clientes que ligam para solicitar a reposição de peças. Entre os motivos mais recorrentes estão o manuseio por pessoas sem o conhecimento técnico necessário ou a quebra acidental na hora da limpeza.

 

Recomendações: Caso ocorram dúvidas para realizar a limpeza de artigos de iluminação, especialmente em áreas de difícil acesso (como lugares muito altos), ou a necessidade de reinstalação de peças, a orientação é procurar profissionais treinados e especializados, assim como da Yamamura e Instalustres.

Lojas Físicas:

Shopping Lar Center
Av. Otto Baumgart 500, Loja 223A Vila Guilherme
Entrada pelo estacionamento D5
Tel.: (11) 2089-0023

Consolação
Rua da Consolação, 2004/2064
Tel.: (11) 3218-2727

Campinas
Parque D. Pedro Shopping – Entrada das Pedras
Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra
Tel.: (19) 3756-9996

São Bernardo do Campo
Av. Rotary, 825 (acesso pelo KM 23 da Rodovia Anchieta)
Tels.: (11) 4335-3902/ 4127-9724
(Loja dentro do Complexo Center Castilho)

Loja online:

www.yamamura.com.br

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @yamamuraoficial
Facebook: yamamuraoficial
Youtube: yamamuraoficial