follow us

Japandi | 17/06/2022

Décor Japandi: homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Brasil

Amanhã, 18 de junho é celebrado o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. A data homenageia a chegada do navio Kasato Maru, o primeiro a trazer imigrantes do Japão. Atualmente, mais de 2 milhões de japoneses e descendentes vivem em terras brasileiras, ou seja, se trata da maior comunidade Nikkei fora do Japão.

Projeto da arquiteta Ana Sawaia / Foto de Luis Gomes

A Yamamura, maior megastore de iluminação da América Latina, que completa 50 anos em 2022, também é representada por uma dessas famílias. Para comemorar esses marcos tão importantes, a rede de lojas apresenta inspirações no estilo Japandi, que têm feito bastante sucesso na decoração.

Algumas peças da Yamamura que combinam com o estilo

O que é o Japandi?

É um tipo de decoração caracterizado pela união das estéticas e filosofias japonesa e escandinava. É conhecido como um novo tipo de minimalismo, já que busca tudo aquilo que é essencial ao ser, sem exageros.

Projeto de Luciana Ballio / Foto de Emerson Rodrigues

O Japandi é marcado por ambientes com cores claras e tons pastel, uma atmosfera leve, agradável, com a presença de materiais rústicos e naturais, como a madeira, os tecidos e fibras naturais. Ao mesmo tempo que visa o bem-estar, também há a valorização da autenticidade. Tem inspiração na expressão japonesa Wabi-Sabi, no português “Perfeita-Imperfeição”.

Na iluminação, há a preferência pela iluminação natural dos ambientes, ou de peças de com formas mais simples e com elementos naturais.

Veja Também