Home / Dicas de arquitetos

Dica do profissional

Por Eduardo Wolf

 

“Tenho usado as luminárias de parede e arandelas a 1,50 m do piso, deixando numa medida um pouco mais alta do que a metade da altura do pé-direito. É uma opção bem versátil, pois seus fachos luminosos iluminam tanto para cima como para baixo.”

Dica do profissional

Por Andrea Máximo

 

O abajur é um elemento-chave para quem deseja criar novos pontos de iluminação sem a necessidade de instalações complicadas. Já as luminárias de piso vêm ganhando força nas composições, pois nos dá liberdade para realocar a peça pela casa.

Dica do profissional

Por Carolina Haddad Ranieri

 

“A escolha das luminárias para piscinas, jardins e varandas deve visar estética e funcionalidade. Saber o estilo do projeto também é crucial, determinando se será uma iluminação mais cênica ou conceitual. O objetivo final é sempre promover um conforto visual, independentemente da peça escolhida.”

Lustres e pendentes atemporais

Por Ana Paula Fescina

 

Na escolha do lustre, é importante ficar atento se o modelo escolhido agrada os moradores e atende o estilo de projeto, além de ter as proporções exatas do ambiente. O lustre da foto, por exemplo, combina muito bem com casa de campo, jardins de inverno, terraços e áreas externas.

Projeto iluminação para terraços

Por Alexandre Casarim

 

Um dos maiores erros no projeto de iluminação de terraços e outros ambientes é a falta de um projeto luminotécnico e o acompanhamento de um profissional da área. Na escolha das lâmpadas, uma dica é misturar e dimerizar brancas e amarelas, pois permitirá criar um ambiente mais acolhedor e neutro.

Trilhos e spots

Por Bruno Moraes

 

Em primeiros apartamentos, os trilhos e spots também são muito adotados. Nesses imóveis, as pessoas costumam fazer a decoração aos poucos, por isso essa alternativa é tão bacana. Ela permite mudar a direção das luminárias e adicionar novos pontos de luz, podendo ser adaptados às alterações de layout do ambiente.

Sobre abajures e luminárias de piso

Por Andrea Máximo

 

O abajur é um elemento-chave para quem deseja criar novos pontos de iluminação sem a necessidade de instalações complicadas. Já as luminárias de piso vem ganhando força nas composições, pois nos dá liberdade para realocar a peça pela casa.

Luminárias para quartos

Por Carlos Navero

 

A luminária da foto é um modelo articulado muito vesátil. Você pode instalá-la ao lado da cama ou numa mesa de escritório. Como ela dispõe de um botão de acionamento, não requer interruptor e você acende a luz diretamente na luminária.

Lâmpadas de filamento

Por Gustavo Vargas

 

A beleza dessas lâmpadas enriquecem os detalhes de qualquer ambiente. O encantamento e a surpresa das pessoas ao descobrirem que essas peças tão bem trabalhadas são lâmpadas de led já vale a utilização delas no projeto. Símbolos de aconchego, elas são bem-vindas em lavabos, aparadores e nos encontros entre a bancada e a parede.

Arandelas para casa toda

Por Isabela Castello

 

A arandela do ambiente ao lado oferece uma luz indireta e aconchegante. A lâmpada de filamento tem como objetivo alcançar esse efeito de luz, enquanto a luminária traz uma estética rústica que combina bem com o ambiente.