follow us

Ambientes, Sala | 27/06/2023

Dicas de iluminação para a sua sala de jantar

ar Iluminação para sala de estar.

A iluminação é um dos aspectos mais importantes a serem considerados na decoração de um ambiente. A decoração de um ambiente, como a sala de jantar, não se limita apenas aos móveis, cores e papéis de parede. A iluminação é um elemento fundamental que pode fazer toda a diferença no estilo do ambiente. É por isso que trazemos este conteúdo especial para ajudá-lo a escolher as luminárias ideais para a sua sala de jantar. Com diversas opções disponíveis, você ficará surpreso com o impacto que uma boa iluminação pode ter em qualquer cômodo da casa.

 

A sala de jantar é frequentemente construída como uma extensão ou integrada à cozinha ou sala de estar, sendo utilizada tanto para as refeições diárias quanto como local para receber visitas e celebrar momentos mais íntimos. Uma vez considerados esses aspectos, é hora de pensar nas fontes de luz e na distribuição da iluminação na sala de jantar. Neste guia, você encontrará dicas úteis para escolher as fontes de luz ideais e como distribuí-las para obter uma iluminação adequada para a sua sala de jantar. Vem com a gente!

Tipos de iluminação para a sala de jantar

 

Ao planejar a iluminação da sala de jantar, é fundamental pensar em diferentes fontes de luz para criar um ambiente versátil e acolhedor. Luminárias de teto como plafons, lustres ou pendentes e arandelas são boas opções de fontes fixas que podem proporcionar uma iluminação uniforme. Já luminárias móveis, para criar uma atmosfera diferente e com personalidade ao ambiente, podemos pensar em opções como colunas de luz ou um abajur. Em momentos mais românticos, alguns ainda preferem utilizar da iluminação à luz de velas. Além disso, não podemos esquecer do aproveitamento da luz natural, que pode ser potencializada com a utilização de superfícies refletoras como espelhos e vidros transparentes. A combinação de diferentes fontes de luz é a chave para uma iluminação adequada para cada ocasião e situação na sala de jantar.

 

Pendentes

 

Pendentes

As luminárias pendentes são opções versáteis e acessíveis para iluminar sua casa. Disponíveis em diversos tipos e modelos, eles podem ser utilizados em diferentes estilos de decoração, desde o rústico até o retrô. Além disso, é possível encontrar kits de pendentes que permitem ajustar a altura de cada peça, criando um visual único e personalizado. Para um estilo mais moderno, opte por pendentes metálicos com cores vibrantes, enquanto para um ambiente mais rústico, escolha pendentes com acabamentos em fibra, linho ou madeira. Com a escolha certa, os pendentes podem trazer mais estilo e aconchego para sua casa.

 

Lustres

Sala de estar com lustre

Existem diversas opções de luminárias de teto para a sala de jantar, como por exemplo os lustres. Eles podem apresentar diferentes estilos, desde modelos modernos com design alongado na direção da mesa, até opções escandinavas, clássicas e rústicas com revestimentos em fibra ou palha.

 

Os lustres podem ser o ponto focal da sua sala de jantar, proporcionando uma iluminação sofisticada, atraente e confortável. Além disso, é possível encontrar lustres feitos de diferentes materiais, como vidro, acrílico ou metal.

 

Luminárias de parede

 

Opções de luminárias de parede disponíveis no mercado é o que não falta! Essas luminárias podem transformar a sua sala de jantar em um ambiente único e personalizado. Essas luminárias, também conhecidas como arandelas, estão disponíveis em vários estilos, desde os clássicos até os industriais, e cada um tem suas características específicas que podem gerar diferentes efeitos no ambiente.

 

As arandelas, geralmente associadas a quintais, podem trazer um toque especial para a sua sala de jantar, seja com lâmpadas brancas ou amarelas. A escolha da cor da lâmpada pode influenciar no efeito que você deseja gerar no ambiente, podendo criar uma atmosfera mais agradável ou enérgica, dependendo da sua preferência.

 

Conheça os tipos de lâmpadas

 

Ao escolher a lâmpada ideal para iluminar sua sala de dois ambientes, é recomendável optar por opções mais econômicas e duráveis, como as lâmpadas de LED. Essas lâmpadas conseguem oferecer tanto luz quente quanto luz fria, o que possibilita a criação de diferentes pontos de iluminação no ambiente.

 

Para a iluminação da sala, é necessário um pouco de atenção na temperatura de cor da lâmpada. Você pode optar por ambas as opções de luz, quente ou amarela, para uma iluminação mais aconchegante, e fria ou branca/neutra para uma iluminação mais elegante que promova concentração. É importante escolher um tom para o ambiente e variar entre luz focal, luz difusa, direta, indireta, de forma adequada pelos dois ambientes da sala, criando um ambiente harmonioso e confortável.

 

Destaque objetos de decoração com a iluminação da sala

Sala de estar iluminada

Uma das ideias de iluminação para sala de jantar mais utilizadas é destacar objetos de decoração, utilizando focos de luz direcionados para quadros, esculturas, etc. Esses pontos de luz podem ser criados com pendentes, abajures, luzes de LED ou outros recursos que você possa encontrar. Não tenha medo de ousar e criar um ambiente exclusivo e acolhedor para seus convidados e família. É importante investir em peças de decoração, como forros de mesa e tapetes, para tornar sua sala de jantar ainda mais confortável e convidativa. Com nossas dicas especiais, você pode compor um visual aconchegante e agradável para sua casa e agradar aqueles que mais ama!

 

Destaque prateleiras e armários com fitas de LED

 

Uma dica valiosa para o seu projeto de iluminação para sala de jantar é utilizar fitas de LED para destacar prateleiras e armários. Essa tendência de decoração está cada vez mais popular, pois a iluminação com fitas de LED pode valorizar o design e os detalhes dos móveis, criando um efeito de destaque único. As fitas de LED são econômicas e fáceis de instalar, além de oferecerem diversas opções de cores e intensidades de luz. Elas também são bastante versáteis, permitindo criar diferentes tipos de iluminação para cada ambiente e efeito desejado. As fitas de LED podem ser usadas para iluminar prateleiras de livros, armários de cozinha, nichos decorativos e muito mais. Com a utilização de fitas de LED, é possível criar um ambiente mais acolhedor e sofisticado, além de facilitar a visualização e organização dos objetos nos móveis.

 

Utilize pendentes para destacar as mesas e ilhas

Cozinha com pendentes

Aprimorar a iluminação em pontos específicos da casa, tais como mesas, o balcão da cozinha e os armários, pode causar um impacto significativo. Para ambientes com decoração mais escura, é importante ter uma iluminação mais forte para evitar a sensação de sombrio. Já em ambientes claros, as lâmpadas LED menos intensas são suficientes, pois refletem a luz e iluminam o espaço. Além disso, as luminárias pendentes também podem ser utilizadas como elementos decorativos, agregando valor estético ao ambiente. Uma vantagem desse tipo de iluminação é a possibilidade de escolher modelos diferentes, que se adequam ao estilo da decoração e à preferência pessoal.

 

Qual a iluminação ideal para sala de jantar?

 

Para a iluminação ideal na sala de jantar, é recomendado utilizar uma combinação de luz direta e indireta para criar uma atmosfera aconchegante e convidativa. Uma opção é utilizar um lustre centralizado sobre a mesa de jantar, com lâmpadas de intensidade regulável para permitir o controle da luminosidade. Além disso, é interessante utilizar pontos de luz indireta nas paredes ou no teto para proporcionar uma iluminação mais suave e agradável ao ambiente.

 

Como iluminar a mesa de jantar?

 

Para iluminar adequadamente a mesa de jantar, é importante escolher o tipo de luminária que melhor se adapte ao estilo e tamanho da mesa. É interessante centralizar os lustres ou pendentes com a mesa, conforme seu estilo e tamanho, como por exemplo, para mesas maiores utilizar lustres maiores. Avaliar a altura da luminária em relação à mesa, para não atrapalhar a visão dos convidados durante as refeições. É recomendado utilizar lâmpadas de intensidade regulável para permitir o ajuste da luminosidade conforme a ocasião, criando um ambiente mais acolhedor. Além disso, pontos de luz nas paredes ou no teto podem ajudar a complementar a iluminação da mesa de jantar.