follow us

Áreas Gourmet, Fim de Ano | 07/12/2022

Fim de ano iluminado: deixe a casa perfeita para receber as festas

A Yamamura traz dicas para iluminar espaços de confraternização como salas de jantar, áreas gourmet, varandas e terraços

Sala de jantar com pendentes nas cores cobre e café | Área gourmet com pendente em madeira e metal. Projeto de interiores da Traço 68 Arquitetura + Design e mobiliário da SCA Jardim Europa. Fotos: Emerson Rodrigues

Com a chegada das festividades de Natal e Réveillon, aumenta a preocupação em deixar as áreas sociais simplesmente perfeitas para receber os convidados. Nesse ponto, os protagonistas são os espaços gourmet e de confraternização, tais como salas de jantar e estar, barzinhos, varandas, terraços, assim como os ambientes integrados e repletos de charme. Aproveitando o momento, a Yamamura traz dicas incríveis para iluminar esses ambientes de forma correta. Confira!

Sala de Jantar

Protagonistas do décor, normalmente as salas de jantar são amplas e integradas a outros ambientes. Dessa forma, é indicado criar uma variação entre as peças embutidas e as sobrepostas. No caso das luminárias embutidas, os plafons com iluminação de foco são as apostas para a luz geral de circulação do local. Já para as luminárias sobrepostas, a sugestão é pelo uso de pendentes ou lustres acima da mesa. 

Pendente redondo com led integrado é destaque do ambiente. Projeto do escritório FAN Interior Design com foto de Emerson Rodrigues

Lustres e pendentes

No caso do lustre – que costuma ser maior e mais imponente – geralmente é incluída apenas uma peça de destaque na sala de jantar. Já no caso dos pendentes – que na maioria das vezes são menores e mais versáteis – é permitido arriscar mais! Sendo assim, é possível criar diferentes composições, ao alternar modelos e suas respectivas alturas, para trazer uma atmosfera mais descontraída.

Aconchego

Tanto para a sala de jantar, quanto para as demais áreas sociais em que os convidados serão recebidos, a temperatura de cor recomendada é o branco quente (2700K a 3000K) para trazer a sensação de bem-estar a todos.

Pendente dourado valoriza a cozinha americana. Projeto da Kaleidoscope Arquitetura com foto de Emerson Rodrigues

Áreas Gourmet

Vale apostar em pendentes decorativos em cima das mesas ou cordões de luzes decorativos. Arandelas e plafons também são bem-vindos nesses locais. Para os espaços cobertos há mais opções de luminárias, pois não necessitam de peças com um grau tão elevado de proteção.

Já os locais a céu aberto, como os terraços, estão sujeitos à ação de intempéries, exigindo cuidados. O mais recomendado nesses casos é que se busque por produtos com Índice de Proteção IP65 (resistente à poeira e aos respingos d’água), IP66 (que suporta jatos d’água) ou IP67 (que resiste à imersão temporária de uma luminária).

Terraço com luzes de led em projeto da arquiteta Luciana Ballio com foto de Emerson Rodrigues

Observações importantes

No caso específico de bancadas de churrasco ou de preparação dos alimentos em áreas gourmet, a luz de temperatura branco neutro pode ser uma boa pedida (4000K) para auxiliar nas atividades e contribuir com a concentração.

Nas varandas cobertas, quando as luminárias se encontram muito próximas de áreas suscetíveis às ações de chuva e sol, também convém procurar por produtos de iluminação com o grau mínimo IP65.