follow us

DICAS, slide, Tudo em Iluminação | 26/03/2021

FORROS DE GESSO

A utilização de forros de gesso, assim como qualquer outra solução arquitetônica, possui suas vantagens e desvantagens. Como principais benefícios, podemos encontrar uma maior flexibilidade para as instalações prediais, pois permite que as tubulações sejam escondidas (nos casos de rebaixamento total do teto), bem como uma maior versatilidade de distribuição de pontos de iluminação. Para quem gosta de um visual moderno e clean, é uma boa opção que esconde imperfeições.

Por outro lado, os gessos podem aumentar os custos da obra e possuem certas limitações quanto aos objetos que são fixos diretamente em suas superfícies, como ocorre, principalmente, com determinados lustres de cristais pesados e com estrutura robusta. Quanto aos tipos de forros de gesso existentes, podemos citar três: sanca de gesso, modelo em que não é necessário um rebaixamento total do teto, e que funciona como uma moldura que ter qualquer formato.

Além deste, temos o rebaixamento total do gesso, que gera um visual clean e funcionamento prático, por esconder tubulações e proporcionar versatilidade. Nesta solução é comum o uso de um pequeno espaçamento entre o teto e a parede chamado de tabica. Em ambientes corporativos, existe também uma terceira opção, a de gessos removíveis, que facilita possíveis manutenções prediais e de limpeza.