follow us

Ambientes, DICAS, Sala de Jantar | 26/08/2022

Hora da reforma: prepare a sua sala de jantar para receber em casa

A Yamamura traz dicas para impressionar os convidados a partir de uma iluminação repleta de elegância

Projeto da Traço 68 Arquitetura + Mobiliário da SCA Jd Europa. Foto: Emerson Rodrigues

O mês de setembro já está quase chegando! Sinal de que 2022 começa a entrar em
sua reta final, momento em que já é preciso planejar a casa para receber os amigos e a família nos últimos meses do ano. Para quem pensa em realizar encontros no conforto do lar, essa é uma boa época para fazer possíveis reformas e alterações das salas de jantar e espaços gourmets. Já de olho nisso, a Yamamura, megastore que completa 50 anos, apresenta dicas de iluminação para esses ambientes especiais. Assim, quando chegarem as festas, o lar estará mais iluminado do que nunca! Confira!


Sala de Jantar

Protagonistas do décor, as salas de jantar normalmente são amplas e integradas a outros ambientes. Dessa forma, é indicado criar uma variação entre as peças embutidas e as sobrepostas. No caso das luminárias embutidas, os plafons que possuem iluminação de foco são as apostas para a luz geral de circulação do local. Já para as luminárias sobrepostas, a sugestão é pelo uso de pendentes ou lustres acima da mesa. 

Projeto de Kaleidoscope Arquitetura e foto de Emerson Rodrigues

Os queridinhos – Lustres e Pendentes

No caso dos lustres, que geralmente são maiores e mais imponentes, geralmente é incluída apenas uma peça de destaque na sala de jantar. Já no caso dos pendentes, que costumam ser menores e mais versáteis, é possível arriscar mais! Sendo assim, é possível criar diferentes composições, ao alternar modelos e suas respectivas alturas, para trazer uma atmosfera mais descontraída.

Mesa de jantar x luminária

Também é preciso verificar a proporção recomendada em relação à mesa de jantar. É importante entender que, quanto menor o modelo, mais peças serão necessárias para preencher e iluminar toda a área da mesa. No entanto, se o usuário prefere um único item central, o ideal é procurar por um artigo que não ultrapasse as dimensões/proporções da mesa. No caso da altura, é recomendado que a base da peça fique de 70 cm a 90 cm de distância da mesa. Na dúvida, sempre procure a indicação de um especialista em iluminação!

Projeto da arquiteta Pati Cillo e Foto de Emerson Rodrigues

Aconchego

Tanto para a sala de jantar, quanto para as demais áreas sociais em que os convidados serão recebidos – como salas de estar, varandas e terraços, por exemplo – a temperatura de cor recomendada é sempre o branco quente (2700K a 3000K) para trazer a sensação de bem-estar a todos.

Projeto do arquiteto André Viana e foto de Emerson Rodrigues

Áreas Gourmet

Tanto para varandas quanto terraços gourmet, vale apostar em pendentes decorativos em cima das mesas ou cordões de luzes decorativos. Especificamente para bancadas de churrasco ou de preparação dos alimentos, a luz de temperatura branco neutro pode ser uma boa pedida (4000K) para auxiliar nas atividades. Arandelas e plafons também são bem-vindos nesses locais. 

Projeto da designer Eliana Franco / Fotos de Emerson Rodrigues

Para os espaços cobertos há mais opções de peças, pois não necessitam de um grau tão elevado de proteção. Já os locais a céu aberto estão sujeitos à ação de intempéries, exigindo cuidados. O mais recomendado nesses casos é que se busque por produtos com Índice de Proteção IP65 (resistente à poeira e aos respingos d’água), IP66 (que suporta jatos d’água) ou IP67 (que resiste à imersão temporária de uma luminária). 

Observação importante: nas varandas cobertas, quando as luminárias se encontram muito próximas de áreas suscetíveis às ações de chuva e sol, também convém procurar por produtos de iluminação com o grau mínimo IP65.