follow us

DICAS, Tudo em Iluminação | 16/04/2021

ILUMINAÇÃO INTEGRATIVA

Com a diversidade inerente de perfis de pessoas buscando por soluções de iluminação que atendam as necessidades básicas do dia a dia, é essencial que caminhemos cada vez mais para projetos que sejam capazes de integrar todo e qualquer tipo de cliente com seus hábitos diários.

Chamamos isso de iluminação integrativa, ou seja, um estudo de soluções luminotécnicas capazes de entender os variados espectros visuais e não visuais da iluminação, e traduzir essas funções para a prática diária da vida humana.

Neste campo, primeiramente é feito um mapeamento das características e perfis dos usuários, procurando entender particularidades e outros aspectos que envolvam seu modo de viver e como a iluminação pode auxiliar nesse sentido. A partir deste ponto, estratégias (posicionamento, direção, espectro, intensidade luminosa, horário, tempo de exposição a luz, entre outras) são desenhadas para que o cliente possa a ter a melhor experiência na casa, e assim, seja possível buscar produtos disponíveis no mercado e estudar quais os benefícios eles têm a oferecer.

Na iluminação integrativa, aspectos como idade, transtornos de humor e sonolência diária são informações importantes para traçar a melhor solução, assim como, gestantes, idosos ou recém- nascidos são tipos de perfis também considerados para adotar as melhores estratégias.

Quanto aos aspectos relevantes as características da luz, informações referentes ao ofuscamento e a distribuição espectral são conceitos bastante estudados e relacionados com o ciclo circadiano, bem como, são analisadas a exposição do usuário com a luz solar e a influência da iluminação no sistema imunológico de cada um para procurar estabelecer o melhor bem-estar e uma boa harmonia entre o ciclo claro/escuro, dia/noite, essencial para a vida humana, respeitando cada momento do dia e a melhor relação entre o ritmo biológico, equilíbrio emocional e as soluções luminotécnicas adotadas nos espaços.