follow us

DICAS, Tudo em Iluminação | 30/07/2021

ILUMINAÇÃO PARA TERCEIRA IDADE

A iluminação é imprescindível para que haja segurança para os idosos. Além de evitar a queda, muitas vezes ocasionada pela visão dificultada pela idade, também são capazes de prevenir e tratar de outros problemas relacionados ao ciclo circadiano ocasionados pelo envelhecimento e que afetam o bem-estar dos usuários.

Quando existem idosos morando nas residências é muito importante atentar-se aos tipos de iluminação mais adequados a esses indivíduos. Isso implica em mais quantidades de fontes de luz, fluxos luminosos, por conta da visão deteriorada da idade, luzes de apoio, como balizadores ou abajures para que os idosos tenham menos riscos de quedas por falta de iluminação, e de peças que evitem ofuscamentos com o uso de anteparos, como é o caso das lâmpadas defletoras, e películas leitosas, pois com a idade, o ser humano fica cada vez mais sensível a fontes de luz.

Para que haja aconchego e conforto visual é imprescindível que o local forneça essa sensação de acolhimento, fator que pode ser alcançado por meio de luzes de temperatura de cor branco quente, mas devemos lembrar que, com o passar dos anos, a visão passa a ficar um pouco amarelada, fator importante para a escolha da temperatura de cor ideal para esse público.