follow us

DICAS, Tudo em Iluminação | 01/07/2021

ILUMINAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DE FACHADAS

O que seria da arquitetura se não houvesse a luz, não é mesmo? Afinal de contas, os estudos sobre o conforto nos espaços não existiria sem a noção de luz e sombra, entre os cheios e vazios, entre os objetos e suas relações com a presença humana para dar sentido aos lugares e fazer com que sejam as cápsulas que envolvem a existência humana e trazem abrigo.

É a luz que traz vida, que traz a noção de ciclo circadiano e a noção de dia e de noite. E como a vida se tornou diferente desde que foram inventadas as luzes artificiais! Além de proporcionarem a vivência noturna, também mostraram ao mundo que um espaço que capaz de ser completamente diferente durante os diversos momentos do dia.

Quando o sol nasce, o ser humano dá início a suas atividades diurnas e ao contato com o mundo externo, mas quando o sol se põe, um espetáculo de luzes aparece dando início a uma vida noturna, mais tranquila e serena, em que as pessoas ficam mais reclusas e prontas para uma boa noite de sono.

E para quem gosta de fazer aquele passeio noturno na cidade, nada como ruas e arquiteturas bem iluminadas que se destacam no meio da escuridão. Além de trazerem todos os olhares fixos para as construções, valorizam pequenos detalhes que, muitas vezes, passam despercebidas durante o dia. Por isso, a escolha por luzes que evidenciem formas, cores, texturas, estilos, características e materiais são imprescindíveis para que a arquitetura.