follow us

Inverno | 24/06/2022

Inverno: dicas para tornar o lar acolhedor com o uso da iluminação

No Inverno é muito bom estar no conforto do lar, seja para apreciar o friozinho ao lado da família, ver um filme ou série junto da pessoa amada, fazer uma leitura agradável ou até mesmo recarregar as energias com um sono reparador. Essas experiências podem ficar ainda melhores se a casa, ou o apartamento em questão, tiver uma decoração que proporcione as sensações de bem-estar e acolhimento. Especialmente para contribuir com essa tarefa, a Yamamura traz dicas de iluminação que combinam bastante com o clima mais ameno.

Projeto de Fan Interior Design e foto de Emerson Rodrigues

Decoração

Nessa época é interessante optar por elementos como almofadas, tapetes, mantinhas, sofás, poltronas e acessórios com tecidos mais felpudos e quentes. Também abuse dos tons terrosos, amadeirados, ou mais escuros, que além de elegantes, também combinam com a estação. Por que não trazer um pouco da natureza para dentro de casa? Criar um mix de elementos naturais como madeira, couro, plantas diversas e fibras naturais pode trazer equilíbrio e bem-estar aos ambientes. No entanto, quem gosta de pontos de cor, também pode incluir tons vibrantes em casa para dar alegria, especialmente em peças decorativas para dar mais destaque.

Projeto do arquiteto Emerson Basso e foto de Emerson Rodrigues

Luzes de Inverno

A temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) é essencial para garantir a sensação de conforto, especialmente para quartos e áreas de convivência. Outra dica é utilizar a iluminação indireta, que é mais suave, dificultando o ofuscamento dos olhos. Tal efeito pode ser obtido através de plafons ou sancas de gesso iluminadas. Outra possibilidade é criar o efeito “meia luz” no ambiente, com peças como arandelas, abajures e spots inseridos em pontos estratégicos. Aliás, luminárias dimerizáveis (aquelas em que é possível controlar a intensidade da luz) também são bem-vindas!

Projeto do arquiteto Emerson Basso e foto de Emerson Rodrigues

Guia: uma luz para cada espaço

Sala de Estar – Lustres e plafons na cor âmbar são ótimos para aumentar a sensação aconchego. Luminárias de piso, mesa ou arandelas também são excelentes opções para uma iluminação mais intimista nos espaços de leitura ou descanso.

Sala de Jantar: Lustres e pendentes são sempre muito elegantes nesse espaçoInvista em peças com acabamentos em madeira ou cobre para tornar o ambiente ainda mais agradável.

Cozinha: Utilize plafons para a iluminação geral, além de pendentes nas bancadas americanas. Peças na cor terracota tem tudo a ver com o clima da estação e são atemporais.

Projeto de Kaleidoscope Arquitetura e foto de Emerson Rodrigues

Quarto: Abajures, pequenos pendentes, luminárias de piso ou arandelas em madeira, metal ou tecido trazem muito romantismo ao décor do quarto. Uma luz gostosa, de preferência com uma peça dimerizável, colabora para o momento que antecede ao sono.

Home Office: Aposte em luminárias de mesa, nos modelos flexíveis ou dobráveis, que proporcionam ainda mais conforto visual. Conte também com outras peças importantes, como as luminárias centrais, que realizam a iluminação principal do ambiente – caso de plafons, trilhos com spots, lustres e pendentes. Para esse ambiente, a recomendação é por uma luz de temperatura neutra (4000K), pois contribui com a concentração, mas mantém a sensação de bem-estar.

Veja Também