follow us

DICAS, Lavanderias | 21/10/2022

Lavanderia sem segredos: aprenda como iluminar esse ambiente de forma adequada

A Yamamura ensina como incluir a iluminação ideal para esse espaço, de forma a contribuir com as atividades diárias

Projeto da arquiteta Marilia Ragnane / Crédito da foto: Mar de Palha

Todo dia, os clientes visitam as lojas da Yamamura em busca de opções de iluminação para a casa inteira. Porém, no meio de tantas luminárias interessantes, especialmente para os ambientes sociais e de lazer, muitas vezes os consumidores acabam se esquecendo de cômodos importantes para as atividades de organização diária, como a área de serviço, por exemplo. Inclusive, essa é uma das partes da residência que mais gera dúvidas na hora de iluminar, ou comprar artigos. Para facilitar todo esse processo, a megastore, que está completando 50 anos no segmento, aproveita para esclarecer alguns pontos importantes sobre o assunto. Confira a seguir!

Tipo de iluminação

Para a lavanderia, a iluminação ideal fica por conta de luzes diretas e difusas, que evitem sombras e evidenciem o aspecto funcional do espaço. Ao introduzir soluções com uma iluminação que incida diretamente sobre a área de trabalho, algumas atividades como lavar, passar e dobrar roupas são facilitadas.

Peças indicadas

Entre os artigos mais recomendados para as áreas de serviço estão os plafons – tanto os modelos de embutir, como os de sobrepor – sempre a depender do estilo do projeto; assim como luminárias, fitas e perfis, todos de led. As peças podem ser utilizadas de diferentes formas – como, por exemplo, inseridas acima de bancadas ou abaixo de armários, de forma a iluminar a área de trabalho.

Projeto da arquiteta Christiane Schiavoni / Foto: Carlos Piratininga

Temperatura de cor

Nesse espaço, a temperatura de cor mais indicada é a neutra (4000K), ou então o branco frio (5000K a 6500K), para que contribua com a concentração durante as tarefas realizadas. No entanto, é válido lembrar que, na iluminação residencial, as escolhas são muito pessoais e vão de acordo com as necessidades e gostos de cada um.

Cuidados

Por mais que a lavanderia se trate de uma área enxuta, não se engane! A utilização de luminárias muito pequenas ou focais demais podem dificultar a realização das atividades. Caso exista um varal de teto, tome cuidado para que a luminária não fique posicionada acima dele, pois quando as roupas estiverem estendidas, isso pode impedir que a luz seja melhor distribuída no espaço. Para quem pensa em armários altos, também não esqueça de fazer a distribuição dos pontos já levando em consideração uma área de superfície menor. Por fim, dê sempre preferência para luzes diretas e difusas acima das bancadas.


Erros comuns

Como citado no tópico anterior, um dos principais erros na montagem da área de serviço está relacionado ao posicionamento de luminárias logo acima dos varais de roupa. Para evitar que isso aconteça e, consequentemente, prejudique a organização, considere o posicionamento dos varais juntamente com a distribuição da iluminação. Dessa forma, um elemento não atrapalha o funcionamento do outro. Além disso, também opte por padronizar a temperatura de cor da lavanderia com a da cozinha, uma vez que, normalmente, essas áreas são integradas.