follow us

DICAS, Tendência: Plug and play | 01/07/2022

Luminárias “Plug and Play” são alternativas práticas para o dia a dia

Conheça vários artigos de iluminação que unem design e funcionalidade para facilitar a rotina em casa

Luminária de mesa em projeto de Kaleidoscope Arquitetura | Foto de Emerson Rodrigues

Cada vez mais, as pessoas têm buscado um estilo de decoração que alie beleza e praticidade, especialmente em imóveis pequenos ou com ambientes multiuso. Nesse sentido, as luminárias Plug and Play – que são ligadas diretamente na tomada– podem contribuir muito com as atividades rotineiras. A Yamamura, megastore especialista em iluminação há 5 décadas, aproveita para falar sobre essas peças, além de dar dicas para decorar os ambientes corretamente. Confira!

Diferenciais

Com esses artigos de iluminação, os moradores podem mudar o visual do lar de forma rápida e fácil. Afinal, não é necessário fazer reforma, nem quebra-quebra para incluir uma nova instalação elétrica no local. Só é preciso plugar a luminária na tomada e acender a luz! Simples assim!

Luminária de piso em projeto da designer Eliana Franco | Foto de Emerson Rodrigues

As peças Plug and Play podem ser colocadas em todos os espaços da casa e, inclusive, podem ser levadas de um cômodo para outro, de acordo com a necessidade. Dessa maneira é possível iluminar melhor as áreas sociais, o ambiente de home office, os dormitórios ou aquele cantinho que já estava esperando por um toque especial.

Saiba mais!

Entre as peças mais procuradas estão abajures, arandelas, luminárias de mesa e piso. Como são consideradas auxiliares de iluminação, essas peças devem sempre acompanhar uma luz principal no ambiente (preferencialmente vinda de um plafon, lustre ou pendente). Portanto, o objetivo da Plug and Play é contribuir com o conforto visual e a melhoria da luminosidade do espaço, mas não pode ser a única fonte de luz.

Luminária de mesa em projeto da arquiteta Pati Cillo | Foto de Emerson Rodrigues 

Onde utilizar?

Como são peças versáteis, é possível encontrar diversas maneiras de utilizá-las na decoração. São bem-vindas ao lado de sofás e camas (sejam em mesinhas laterais, paredes ou no chão) para os momentos de leitura, ou para deixar o ambiente mais intimista. Para o home office, as luminárias de mesa são ideais e estão disponíveis nos mais variados estilos. Já as arandelas podem iluminar corredores, halls de entrada ou até mesmo criar pontos de luz diferenciadas no teto.

Em ambientes maiores, também são boas para quem procura soluções que fujam da rotina, especialmente em combinação com as luminárias mais comuns como as de teto, por exemplo. Nesse sentido, vale abusar da imaginação em composições exclusivas.