follow us

DICAS, Materiais Naturais | 05/09/2022

Materiais naturais em alta no décor: veja como aproveitar ao máximo a tendência!

Madeiras, pedras e fibras, aliadas à iluminação, deixam os ambientes modernos e acolhedores. Confira espaços cheios de vida com a Yamamura!

Projeto de Luciana Ballio / Foto de Emerson Rodrigues

Cada vez mais presente nos projetos de arquitetura e decoração, a Biofilia – movimento que representa o amor pela vida e a reconexão com a natureza – vai muito além da questão estética. Principalmente nos últimos anos, o maior contato com plantas, flores e elementos da natureza dentro do lar tem garantido um enorme ganho em qualidade de vida. Até mesmo os efeitos do stress, depressão e ansiedade podem ser amenizados com a criação de uma atmosfera natural e relaxante em casa.

A Yamamura, em parceria com a arquiteta Luciana Ballio, apresenta exemplos de ambientes repletos de materiais naturais que podem servir como inspiração para essa mudança tão especial. Portanto, aproveite a chegada da Primavera e capriche no décor!

Projeto de Luciana Ballio / Foto de Emerson Rodrigues

Por onde começar?

Para quem não se considera um expert no quesito decoração, mas, mesmo assim, gostaria de compor um espaço mais tranquilo e convidativo – seja para descansar, meditar, fazer exercícios ou mesmo trabalhar – pode começar por passos muito simples.

Entre os exemplos estão a escolha de plantinhas para enfeitar a mesa ou a estante de casa; a instalação de uma luminária charmosa feita de madeira ou fibras; a composição de itens que remetam à natureza (como pedras, uma mini fonte com som de água, esculturas, tecidos leves com estampas de fauna e flora etc.), além de uma paleta de cores que valorize tons terrosos, amadeirados, azuis e verdes.

Projeto de Luciana Ballio / Foto de Emerson Rodrigues

Luz e Equilíbrio

Em termos de iluminação, é muito bom que ocorra um equilíbrio entre a luz natural e a artificial, de forma a trazer o conforto e o bem-estar a todos. Portanto, a dica é aproveitar ao máximo a luminosidade do dia, deixar a luz do sol entrar em casa pelas janelas e, então, complementar com as luzes artificiais nos momentos necessários, como no final da tarde e à noite. Além disso, para garantir uma boa qualidade de sono, a recomendação é optar por ambientes mais tranquilos e, de preferência, evitar o uso de eletrônicos antes de dormir.

Projeto de Luciana Ballio / Foto de Emerson Rodrigues

Iluminação & Verde

Já que o assunto é o verde dentro de casa, é essencial cuidar da iluminação que fica próxima das espécies de plantas. Por isso, durante o dia, a recomendação é deixá-las mais perto das janelas ou áreas abertas, para que elas cresçam de forma saudável. Já, para o período noturno, quando falamos sobre luzes artificiais, a tecnologia LED é uma grande aliada, pois além de mais sustentável, não emite calor, além de não permitir que pétalas e folhas sejam queimadas com os fachos de luz.

Ainda falando no tema, vasos e cachepots em fibras ou em cerâmica também ajudam a compor uma ambientação natural incrível. No site da Yamamura é possível encontrar diversas opções, com venda para todo o Brasil.