follow us

Estilos | 11/01/2020

MINIMALISMO

Minimalismo & Iluminação: Confira com a Yamamura como evidenciar a simplicidade no décor

Numa época em que a rotina está cada vez mais veloz, ter uma casa funcional, que não exija muitas horas com limpeza e manutenção, virou o desejo de muita gente. Não é à toa que o minimalismo, que privilegia os espaços sem excessos e com uma vida mais simples, faz tanto sucesso dentro e fora do Brasil. A Yamamura, em parceria com o escritório Oliva Arquitetura, traz alguns exemplos de como iluminar e decorar seguindo a tendência. 

Os ambientes limpos, claros e bem iluminados, ganharam força e deram vida ao tema da campanha de março da rede. O apartamento compacto e, muito bem decorado, por Elisa Ju, Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, aposta numa base com muito concreto e madeira, destacando uma iluminação criativa e inspiradora! Jovem e criativo, o escritório traz sempre ideais atemporais.

O que é minimalismo?

Trata-se de um termo empregado para um movimento artístico, cultural, científico e político, que surgiu em meados de 1950. Ele se baseia no uso de poucos elementos e/ou simples, considerando sempre itens fundamentais. Nada fica em excesso, nem é supérfluo. Não é só aqui que isso acontece, mas também ao redor do mundo. O minimalismo tem ganhado mais destaque por evidenciar o mínimo essencial. 

Que tipo de iluminação usar?

A dica é usar iluminação indireta através forros com sancas iluminadas, rasgos em paredes ou forros, arandelas com um design mais reto e cores mais discretas. É possível ainda adotar pendentes e luminárias de piso ou mesa, mas sempre se atentando ao modelo mais clean.

Que elementos compõem um décor minimalista?

Uma decoração minimalista é muito fácil de identificar. Esse estilo costuma ter elementos com cores mais neutras e não há excessos de objetos. Tudo é bem proporcional em relação às quantidades de mobiliário, almofadas, luminárias, etc. Materiais como madeira e concreto são sempre bem-vindos. Uma arquitetura minimalista costuma ter formatos simplistas, ângulos e formas mais retas, abusando do uso de vidro para conquistar iluminação natural.