follow us

Ambientes, Banheiro, Quarto, Sala | 07/04/2020

TERCEIRA IDADE: CUIDADOS E ADAPTAÇÕES EM CASA!

Sala:

Na iluminação, dê preferências a peças com fluxos luminosos maiores em cantinhos de leitura, pessoas da terceira idade tendem a ter uma visão comprometida e, portanto, necessitam de uma luz mais intensa para lerem um livro de forma mais prazerosa e confortável. Ou então, opte por luzes dimerizáveis, ou seja, que consigam flexibilizar o fluxo luminoso no espaço, já que ele pode ser utilizado tanto para a realização de tarefas que exigem maior atenção, quanto para almoços e jantares. Móveis com encostos de costas e braços, além itens com cantos arredondados também são opções práticas, ergonômicas e que garantem maior segurança desses usuários.

Cozinha:

A distribuição dos pontos de luz é sempre indicada, principalmente, em cima da bancada de manuseio e cocção. Além de facilitarem o cozimento, evitam o aparecimento de sombras nesses locais, que podem ser perigosos para o uso de ferramentas afiadas. Outro fator que pode facilitar a circulação e o uso neste espaço é a escolha de peças com luzes de temperatura de cor neutra (4000K) ou branco frio (5000K a 6500K) para que o próprio idoso tenha mais atenção ao caminhar e manusear os objetos no ambiente. Na decoração e mobiliários em geral, a opção de uso de móveis não aéreos e de corrediças telescópicas também podem facilitar o conforto do dia a dia dos idosos.

Quarto:

Opte por iluminações de apoio, como abajures e arandelas, com anteparos que evitam o ofuscamento e com luzes de temperatura de cor branco quente (2400K a 3000K) nos criados-mudos, para que as pessoas de idade tenham o conforto necessário e consigam se locomover durante a noite, caso necessário. Neste cômodo também vale a instalação de luzes dimerizáveis e de automação, pois ambas as alternativas garantem maior versatilidade do espaço. O posicionamento dos pontos de luz nos locais de circulação deste ambiente também é uma alternativa interessante que pode facilitar a movimentação do idoso. Neste quesito, a instalação de interruptores e tomadas próximos a cama também pode ser uma dica que facilita e evita movimentações excessivas.

Banheiro:

Utilize um ponto de iluminação exclusivamente para dentro do box, além de trazer um charme para o espaço, garante maior facilidade visual para o idoso. Para a área do espelho, arandelas com temperaturas de cor neutra (4000K) também são ótimas opções, pois a iluminação frontal é a mais indicada para que as sombras não atrapalhem a maquiagem e o barbeamento e, ao mesmo tempo, não alteram a tonalidade das cores dos produtos na pele, garantindo maior eficiência lumínica. Neste local o importante é proporcionar a funcionalidade, portanto, deve-se sempre ter áreas bem iluminadas. Outros fatores que podem auxiliar para o cotidiano do idoso é a instalação de pisos antiderrapantes e barras de apoio indispensáveis para evitar possíveis quedas desses indivíduos.