follow us

Plafon | 06/10/2023

Tipos de plafons: conheça os melhores modelos!

Com um estilo minimalista e contemporâneo, os plafons têm conquistado reconhecimento entre as diversas opções de luminárias, oferecendo uma iluminação uniforme aos espaços. Isso resulta em um acabamento refinado e distinto nos locais onde são colocados.

 

Quando falamos em iluminação residencial, a versatilidade dos plafons é uma das características mais interessantes, proporcionando um ótimo custo-benefício. Eles se adaptam harmoniosamente a uma variedade de locais em sua residência, incluindo a sala, cozinha, quarto, banheiro, varanda e até mesmo em ambientes de trabalho.

 

No passado, essas luminárias eram geralmente disponíveis em modelos mais simples e básicos. No entanto, hoje em dia, você pode encontrar diversos tipos de plafons com cores e materiais mais arrojados. Essa diversidade torna os plafons uma escolha contemporânea que se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de decoração. Se você ainda está indeciso sobre qual modelo escolher, aqui apresentamos os principais tipos de plafon e suas recomendações para cada ambiente.

 

O que é plafon?

plafon

O plafon, uma luminária fixada no teto ou forro de gesso, oferece várias vantagens notáveis. Primeiramente, ele proporciona uma distribuição de luz eficiente por todo o ambiente, garantindo um excelente custo-benefício.

 

Além disso, os plafons estão disponíveis em uma ampla variedade de modelos, formas e materiais, incluindo opções em cristal, madeira, metal, plástico e tecido.

 

A versatilidade dos plafons também é notável, pois podem ser instalados em diversos tipos de espaços, desde residências até edifícios comerciais e apartamentos.

 

Como escolher um plafon ideal?

Primeiramente, é fundamental determinar o ambiente específico onde a instalação ocorrerá, seja na sala, no quarto, na cozinha, na varanda, no banheiro ou no lavabo.

 

A Amanda Silva, especialista em iluminação na Yamamura, nos explicou um pouco sobre como escolher um plafon ideal: “A escolha do plafon ideal depende de vários fatores que precisam ser avaliados no ambiente. Hoje em dia temos diversos modelos e formatos de plafons para atender variados tipos de ambientes e demandas.

A primeira questão a ser avaliada é para qual tipo de ambiente será. Para ambientes que a iluminação pode ser mais simples por exemplo: área de serviço e cozinha, podemos usar o plafon simples retangular para acompanhar o comprimento da bancada da cozinha ou o corredor.

Já para ambientes que seria interessante ter um plafon mais trabalhado e que combine com a decoração por exemplo: sala de estar, varandas e quartos, temos que avaliar a dimensão do ambiente para escolher um plafon proporcionalmente adequado em questão de quantidade de luz e de estética. Nesses ambientes é interessante também fazer composições com dois ou três plafons, essa composição pode ser feita tanto para suprir a necessidade de iluminação por todo o ambiente ou apenas por fins de estética (sempre tomando cuidado para não colocar plafons de potências tão altar em um ambiente pequeno).”

 

Plafon quadrado

Plafon quadrado moderno

No mercado, você encontrará uma ampla variedade de tipos de plafons para escolher. Dentre as opções disponíveis, o modelo quadrado é um dos mais populares. Com suas linhas retas nítidas e marcantes, os plafons quadrados se revelam como escolhas ideais para aqueles que buscam uma decoração contemporânea, discreta e minimalista.

 

A sua geometria simples e elegante acrescenta um toque de sofisticação aos espaços, enquanto a sua versatilidade permite que se integrem harmoniosamente em uma diversidade de estilos de decoração. Portanto, se você está em busca de uma iluminação que combine com uma estética moderna e despretensiosa, os plafons quadrados são uma excelente opção.

 

Plafon redondo

Plafon redondo

O plafon redondo é uma ótima escolha ao buscar uma iluminação que se destaque e crie um contraste notável com a decoração do ambiente. Estes plafons redondos são frequentemente incorporados em projetos de design de interiores, e possui uma variedade de opções de cores e acabamentos, oferecendo versatilidade na composição visual dos espaços. Vale ressaltar que além de sua estética atrativa, os plafons redondos também se destacam pela facilidade de manutenção, tornando-os uma opção prática para a iluminação de ambientes diversos, principalmente para quartos de casal. 

 

Plafon retangular

Plafon retangular

O plafon retangular apresenta uma iluminação confortável e, em comparação com os modelos quadrados, oferece um alcance um pouco maior. Por essa razão, são geralmente instalados em cozinhas, corredores e áreas de serviço, onde uma iluminação abrangente é necessária. Esses plafons retangulares sugerem estabilidade tanto na decoração quanto na iluminação do ambiente.

 

Para otimizar o alcance desses modelos, a escolha mais indicada é optar pelos plafons de sobrepor. Eles proporcionam uma distribuição uniforme da luz, garantindo que todos os cantos do espaço sejam adequadamente iluminados. Portanto, se você deseja uma solução eficiente para iluminar cozinhas, corredores e áreas de serviço, os plafons retangulares de sobrepor são uma escolha inteligente a ser considerada.

 

Plafon de embutir

Plafon de embutir

Assim como os plafons de sobrepor, os modelos de plafon de embutir oferecem uma ampla gama de opções em termos de formatos, materiais e tamanhos. Estes plafons são dispositivos projetados para serem instalados no forro de gesso, ficando completamente ocultos e proporcionando uma integração perfeita entre o teto e a estrutura do telhado.

 

Uma das principais vantagens desses plafons de embutir é a facilidade na realização de manutenções e limpezas. Sua instalação discreta na decoração é outro ponto positivo notável. Com a caixa de instalação escondida no forro, o ambiente mantém uma aparência limpa e minimalista, sem elementos visíveis que distraiam a atenção. Isso faz dos plafons de embutir uma escolha elegante e funcional para a iluminação de espaços residenciais e comerciais.

 

Plafon de sobrepor

Plafon de sobrepor

Os plafons de sobrepor estão disponíveis em uma variada seleção de formatos, tamanhos e materiais, sendo caracterizados por serem modelos instalados diretamente no teto, com toda a estrutura visível. Eles são adequados para aqueles que buscam introduzir profundidade e um toque de sofisticação em seus ambientes.

 

Esses plafons são frequentemente empregados em construções modernas, especialmente em espaços com tetos de gesso ou concreto, onde a altura livre disponível é limitada. Sua instalação aparente adiciona um elemento de design que pode complementar a estética contemporânea, criando um visual elegante e impactante. Portanto, se você deseja realçar a beleza de seu espaço com um toque de sofisticação, os plafons de sobrepor são uma excelente opção a ser considerada.

 

Plafon moderno

Plafon moderno

Tal como os demais tipos de plafons, os modelos modernos são compostos por uma caixa luminosa e uma lâmpada. No entanto, o que os diferencia é a inovação em seu design e construção. Os plafons modernos são notáveis por seus acabamentos diferenciados, que podem incorporar revestimentos inovadores, combinações de diversos materiais, além de detalhes refinados, como a presença de cristais, faces recuadas e outros elementos distintivos.

 

Essa abordagem inovadora no design dos plafons modernos não apenas acrescenta uma dimensão estética interessante aos ambientes, mas também demonstra uma evolução na funcionalidade da iluminação. Esses modelos contemporâneos não se limitam apenas a fornecer luz, mas também contribuem para a atmosfera e o estilo de um espaço, tornando-os escolhas atraentes para aqueles que buscam uma abordagem mais sofisticada e elegante na iluminação de interiores.

 

Qual o tipo de plafon ideal para cada cômodo?

A especialista pontua que, quando se fala de plafon não existe uma regra, é necessário somente analisar o tamanho do plafon e o tamanho do ambiente para que não seja desproporcional e para que a iluminação seja distribuída para o ambiente todo. “Hoje em dia existem diversas opções de plafons porém nem todos os tipos podem ser usados em todos os ambientes.

 

Em cozinhas, banheiros e closets por exemplo, o ideal é utilizar um plafon de luz direta e dependendo do tamanho do ambiente é necessário utilizar mais de uma unidade para que a luz se espalhe por inteiro no ambiente. É importante nesse caso optar por um plafon mais simples e liso para facilitar a limpeza da peça.

 

Na sala e varandas é possível escolher plafons mais decorativos tanto de luz direta como de luz indireta, é possível fazer composições com dois ou três plafons para uma melhor iluminação e para compor com a decoração do ambiente.

 

Para dormitórios os plafons ideais são de luz indireta que proporcionam uma boa iluminação sem ofuscar e incomodar. Além disso, os plafons de luz indireta oferecem uma sensação de aconchego ideal para dormitórios.”

 

Cozinha

Plafon cozinha

Na cozinha, é aconselhável optar por um plafon de superfície lisa, o que simplifica o processo de limpeza. Isso é particularmente útil, considerando que ambientes culinários frequentemente enfrentam condições de umidade e podem acumular gordura.

 

Nesse contexto, é aconselhável escolher produtos fabricados com materiais que não corroem, tais como PVC, alumínio e aço, garantindo a durabilidade do plafon.

 

Além disso, é uma boa ideia selecionar um plafon que ofereça uma iluminação direta. Uma dica adicional é utilizar um plafon com a luz direcionada para a bancada ou área de trabalho, fornecendo uma iluminação eficaz para tarefas culinárias precisas.

Quarto

Plafon de quarto

Além de desempenhar um papel decorativo, quando for escolher um plafon para o quarto, é importante considerar a iluminação como um aspecto fundamental.

A sugestão é optar por plafons que proporcionem luz indireta nos quartos, pois esse tipo de iluminação promove maior conforto, criando um ambiente mais aconchegante. Em contrapartida, nos closets, é recomendável escolher plafons com luz direta, uma vez que esse espaço requer uma iluminação mais intensa para facilitar a seleção de roupas e acessórios.

 

Sala

Plafon de sala

Para a sala, recomendamos explorar tipos de plafon que se destacam por seus detalhes ornamentais e formas irregulares, adicionando um toque de originalidade à decoração.

 

Uma dica adicional é criar composições com plafons de diferentes formatos e materiais, ou até mesmo combiná-los com pendentes para um efeito visual único.

 

Se o seu objetivo é criar um ambiente mais aconchegante e íntimo na sala, opte por versões que oferecem iluminação indireta, onde a luz é direcionada para o teto, criando uma atmosfera suave e relaxante.

 

Por outro lado, se você busca uma luminosidade mais intensa na sala, a alternativa são os modelos que proporcionam iluminação direta, direcionando a luz diretamente para o chão, garantindo uma iluminação mais brilhante e funcional.

Banheiro

Plafon de banheiro

Os banheiros, assim como nas cozinhas, demandam utilizar plafons com superfície lisa e de dimensões reduzidas, o que facilita a tarefa de limpeza.

 

É aconselhável procurar plafons confeccionados com materiais que apresentem resistência à umidade, garantindo assim a durabilidade e a integridade do dispositivo de iluminação nesse ambiente.

 

Agora que você está familiarizado com os diversos tipos de plafon, convidamos você a visitar nossa loja e explorar nossos produtos!