follow us

Cores, DICAS, Texturas | 12/12/2022

Tons e texturas: inspirações para criar um mix de materiais na decoração

Para deixar a casa ainda mais aconchegante, a Yamamura traz dicas para combinar revestimentos, objetos e móveis com a iluminação adequada!

Projeto de Natalia Guesso e Foto de Emerson Rodrigues

Ainda mais importante do que escolher revestimentos, móveis e acessórios incríveis para o lar, é essencial acertar na harmonia do ambiente, a partir da mescla de seus diferentes estilos e, também, caprichar na iluminação, que poderá realçar cores, texturas, acabamentos, formatos e outros detalhes.

Para contribuir nesse momento, em que muita gente está repaginando os ambientes, a Yamamura, em parceria com a arquiteta Natalia Guesso reuniu algumas dicas e inspirações para valorizar a decoração. Confira!

Temperatura de Cor e IRC

Para quem deseja um ambiente aconchegante e intimista, que combine perfeitamente com os materiais mais acolhedores do décor, a temperatura de cor mais indicada é o branco quente (2700K a 3000K). Para quem precisa de um tipo de luz que não valorize nenhum tom específico do ambiente, a indicação é pelo uso da temperatura de cor branco neutro (4000K).

Além disso, fique atento na escolha de luminárias com um alto Índice de Reprodução de Cor (IRC) para que os objetos iluminados por elas não sofram variação de tons, nem percam sua autenticidade. Quanto mais próximo de 100, mais fiel a cor será representada. Porém, os produtos com IRC acima de 80 já têm uma ótima qualidade.

Três ambientes, muitas sensações Projeto de Natalia Guesso e Fotos de Emerson Rodrigues

Importante: em caso de revestimentos, móveis ou detalhes brilhantes, é necessário ter cautela a respeito da intensidade de luz e da quantidade de peças de iluminação. Quanto mais claros e lisos os acabamentos, por exemplo, mais luz será refletida. Então, convém avaliar o tipo e a quantidade de lâmpadas no local. Por fim, em caso de revestimentos como porcelanatos e papéis de parede, com muitos desenhos e estampas, a iluminação seguirá de acordo com a tonalidade, o acabamento e a textura.

Peças recomendadas

Apesar do tipo de luminária não interferir tanto no destaque dos revestimentos, sancas e luminárias de foco são opções curingas sempre recomendadas, pois são luzes que trabalham primordialmente para realçar superfícies. Pendentes, arandelas, luminárias de mesa e piso também são bem-vindos porque valorizam detalhes únicos, compondo uma atmosfera agradável.

Projeto de Natalia Guesso e Foto de Emerson Rodrigues

Estantes, Prateleiras e Nichos

Nesses casos, os perfis ou fitas de LED são ótimas soluções que dão leveza e visibilidade, ressaltando não apenas os objetos decorativos como também o próprio mobiliário projetado. Entre algumas alternativas adotadas está a colocação das luzes no fundo dos nichos e prateleiras ou embutidas na marcenaria, criando focos indiretos em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha pelo ambiente.

Projeto de Natalia Guesso e Fotos de Emerson Rodrigues
 

Diferentes estilos em um mesmo lugar

Na hora de mesclar vários tipos de materiais, é importante conhecer quais estilos combinam mais com cada um, de forma a criar uma atmosfera equilibrada e leve, ou seja é preciso que esse estilo “se conversem”. Confira!

Para o estilo moderno, normalmente, existe uma preferência por linhas mais retilíneas e simples. Já no contemporâneo, as curvas e formas orgânicas são valorizadas para trazer um visual diferente e despojado. Em ambas as estéticas há uma forte ligação com a tecnologia e inovação. O minimalismo é versão mais simplista do estilo moderno, em que “Menos é Mais”. Em busca de visual clean, com poucos detalhes, a iluminação aposta no uso racional dos pontos de luz de forma eficiente, que não polua a decoração. Quanto ao acabamento, quanto mais neutra a paleta, mais minimalista será o ambiente.

Já o estilo rústico é ideal para trazer a atmosfera de natureza para dentro de casa. Para a iluminação, convém eleger luminárias com acabamentos de madeira ou fibras naturais, pois levam aconchego para os espaços de descanso do lar. O uso de texturas e de acabamentos com irregularidades naturais também é bastante explorado.

Por fim, o industrial é para quem privilegia um visual despojado e jovial, que não se preocupa com os acabamentos perfeitos. Cabem nessa estética, as luminárias com contendo fios e lâmpadas aparentes, o uso do preto e do cobre, além da aposta em trilhos com spots, arandelas articuláveis ou luminárias com acabamentos de concreto.