follow us

Ambientes, Lustres, Sem categoria | 02/06/2023

Como combinar lustres na sala de jantar e estar

Sala de jantar iluminada.

 

A inclusão de lustres na decoração é uma maneira elegante e sofisticada de iluminar um espaço, especialmente em ambientes integrados onde não há separação física entre os cômodos. Os lustres adicionam um toque marcante e podem transformar completamente a aparência de um ambiente, gerando um efeito de amplitude e destaque que se torna fundamental para a decoração.

 

Além de iluminar durante as refeições, os lustres e pendentes são considerados peças fundamentais para decorar uma sala de jantar, tornando-a mais aconchegante para bate-papos descontraídos e outros eventos.

 

Se você quer saber como combinar lustres na sala de jantar e estar, podemos ajudá-lo com algumas dicas úteis! Na Yamamura, temos o prazer de oferecer orientações para ajudá-lo a montar a iluminação perfeita para seus espaços.

 

Analise a proporção do ambiente

 

A escolha do lustre ideal para o seu ambiente requer uma análise cuidadosa das proporções. É preciso levar em conta que existem lustres de diferentes tamanhos, alguns podem ser tão grandes que a estrutura do espaço pode não suportá-los. No entanto, opções maiores de lustres são ideais para espaços integrados com teto alto e pé-direito duplo, onde a amplitude é distribuída de forma mais uniforme, aumentando as possibilidades.

 

As medidas devem ser cuidadosamente definidas, considerando o tamanho dos moradores, a distância entre a mesa e o início do lustre e outros elementos que possam interferir na instalação.

Além disso, é importante que a iluminação destaque algo específico no ambiente. Em salas de jantar integradas com a sala de estar, por exemplo, é recomendável posicionar o lustre acima da mesa ou na sala de TV, criando um ambiente mais aconchegante e centralizando a atenção nos pontos que mais precisam de destaque.

 

Como combinar lustres em ambientes integrados

 

Sala de jantar

 

Após medir o espaço e determinar o tamanho ideal do lustre, é hora de combinar os modelos mais adequados para cada caso. A seguir, apresentamos 5 dicas para ajudá-lo na iluminação em ambientes integrados.

 

Tenha pontos de luz em locais específicos

 

A iluminação natural nem sempre é adequada em casas e apartamentos, o que torna importante investir em pontos de luz direcionados para as áreas que precisam de mais atenção, como a cozinha e o escritório de trabalho.

 

Uma boa ideia de iluminação para sala, além do lustre para iluminação geral, é investir em arandelas de parede e feixes de luz estrategicamente posicionados, como entre dois móveis ou sobre mesas laterais, ou buffets, para obter uma iluminação ideal.

 

Use os lustres para delimitar os espaços

 

A iluminação pode ser uma ótima opção para separar os ambientes integrados, ao invés de utilizar somente móveis como divisórios. Por exemplo, para marcar a diferença entre um ambiente de estudo ou trabalho e um ambiente de convívio social, é possível utilizar uma lâmpada de assoalho próxima ao móvel ou luminárias articuladas. A lâmpada pode ser posicionada próxima ao local de descanso para criar um ambiente mais acolhedor, permitindo apagar a luz do lustre principal e deixar apenas essa área iluminada. Isso proporciona uma melhor delimitação dos espaços e um ambiente mais confortável.

 

Espaços minimalistas

 

Para tornar o ambiente minimalista, é preciso destacar poucos elementos que transmitem sofisticação por detalhes sutis. Para aqueles que apreciam o minimalismo, é recomendável escolher lustres menores que agregam sofisticação e complementam a composição com menos elementos.

 

Essa abordagem é especialmente útil para espaços integrados, pois ao posicionar o lustre no centro do ambiente, eles podem servir como uma decoração clássica e discreta. Prefira as luzes frias para um efeito mais tradicional e também considere modelos de lustres que complementam uma sala pequena.

 

Espaços maximalistas

 

Assim como há pessoas que adoram o minimalismo, há também os maximalistas, que preferem ainda mais elementos na decoração. Porém, é importante ressaltar que não se trata de jogar elementos aleatoriamente no ambiente, mas sim de uma escolha consciente e bem pensada, inclusive em relação à iluminação.

 

No estilo maximalista, há uma ênfase em formas inusitadas de adicionar cores, objetos, quadros e, é claro, lustres enormes, que conferem exclusividade ao ambiente integrado e o tornam único, com conceitos e elementos direcionados.

 

Ambientes contemporâneos

 

Os espaços contemporâneos apresentam uma abordagem moderna que abraça elementos compactos e até mesmo tecnológicos. Os lustres esculturais, que apresentam formas detalhadas e únicas, são uma ótima escolha para esse estilo. Eles são despojados e chamam a atenção para si, portanto, é importante posicioná-los próximos a mesas e longe de áreas que contenham muitos elementos, para não quebrar a harmonia visual.

 

Ambientes rústicos

 

Para um ambiente rústico, móveis e elementos com tons terrosos e inspirados na vida rural são ideais. Lustres com cúpulas maiores e escuras, assim como modelos com cristais de rocha, complementam essa estética. É importante escolher luzes em tons quentes para obter a atmosfera desejada.

 

Opte por lustres nas laterais

 

Os cantos e laterais dos ambientes integrados merecem um destaque especial na hora de posicionar a iluminação. Se o sofá estiver próximo à lateral, é possível destacar essa divisão das paredes com um lustre sobre ele. Além disso, objetos como vasos e quadros também podem ser realçados com a ajuda de um lustre menor direcionando a luz para eles.

 

Outra opção interessante para esses ambientes é colocar mais de um lustre na lateral de um dos locais e outro na extremidade contrária. Por exemplo, se o ambiente integrado for uma sala de estar e uma sala de jantar, um lustre pode ficar na lateral ao lado do sofá e o outro no canto próximo à mesa de jantar. Isso cria um efeito visual interessante e ajuda a destacar cada espaço de forma única.

 

Qual a temperatura da lâmpada ideal para sala de estar e jantar?

 

Para criar um clima agradável e acolhedor com projetos de iluminação para sala de estar e sala de jantar, é importante escolher a temperatura certa de lâmpadas. O branco quente, com temperatura entre 2.700 K e 3.000 K, é geralmente a opção mais indicada. Essa tonalidade cria uma luz mais suave e confortável, perfeita para momentos de relaxamento e convívio social. Na iluminação para sala de estar, é interessante optar por opções de luz mais indireta e suave, combinando luminárias embutidas e sobrepostas. Já na sala de jantar, é necessário ter uma iluminação mais forte e direta sobre a mesa, geralmente com o uso de lustres ou luminárias pendentes que além de iluminar a mesa, também contribuem para a decoração do ambiente.

Todos os tipos de luminária com cupom de desconto para primeira compra na Yamamura!