follow us

Sem categoria | 10/06/2022

Confira como iluminar um apartamento com o estilo industrial

Atualmente, o estilo industrial é um dos mais solicitados para projetos de arquitetura e interiores. Principalmente nos apartamentos das grandes cidades, sobretudo os de pequenas metragens, esse tipo de decoração agrega soluções eficientes e, ao mesmo tempo, bonitas. A Yamamura, megastore especialista em iluminação, apresenta um exemplo prático disso com a parceria da arquiteta Tatiane Waileman. A profissional abre as portas de um de seus mais recentes projetos – um apartamento de 53m², localizado no bairro de Pinheiros – para revelar como incluiu toques industriais em vários espaços e, o melhor: com muitos artigos de iluminação incríveis. Confira!

O pendente em metal comporta lâmpadas de filamento aparentes / Projeto de Tatiane Waileman e foto de Emerson Rodrigues

Mudança radical

Segundo Tatiane, o proprietário iria dividir o apartamento com um amigo. Como a planta inicial apresentava apenas um banheiro, a obra foi necessária para a criação de um novo cômodo. Para isso, o imóvel precisou sofrer uma série de alterações, em que o estilo industrial se encaixou muito bem, em razão de sua versatilidade. No fim, a reforma colaborou também para a valorização do imóvel.

Luminárias Plug and Play / Projeto de Tatiane Waileman e fotos de Emerson Rodrigues

Para se ter uma ideia, quase todas as paredes do apartamento tiveram que ser demolidas, as áreas sociais e íntimas foram divididas de uma nova maneira e, alguns ambientes até mudaram de lugar – a exemplo da cozinha, que inicialmente era próxima da área de serviço, mas no final, acabou ficando pertinho da varanda. Tudo isso porque o novo cômodo acabou ocupando parte da antiga sala e do corredor. Por isso, foi utilizada a mesma parede hidráulica tanto para a nova cozinha, quanto para o banheiro extra. Por fim, o antigo sanitário acabou se tornando o da suíte principal.

Diferentes tipos de pendentes / Projeto de Tatiane Waileman e fotos de Emerson Rodrigues

Iluminação

O projeto apresenta parte de sua iluminação de sobrepor ou aparente, que representa uma opção muito prática. O forro de gesso só foi rebaixado nas áreas em que havia tubulações do andar superior. Além disso, os artigos de iluminação conhecidos como Plug and Play – caso das luminárias de mesa e piso que podem ser conectados na tomada – também foram alternativas bem aproveitadas para trazer um ar descolado. Por fim, há a presença de pendentes em diversos modelos, que abraçam a estética do projeto.

Banheiros com iluminação a partir de plafons / Projeto de Tatiane Waileman e fotos de Emerson Rodrigues

Elementos e Cores

Seguindo o décor industrial, o apartamento apresenta uma paleta de cores mais neutra (somente com alguns toques de cor em alguns pontos escolhidos). Os elementos metálicos e aparentes têm protagonismo. Para que o projeto ficasse mais acessível, uma ideia foi utilizar marcenaria somente em locais pontuais, prezando por itens que pudessem ser executados em obra e com um custo menor.

Luminária de piso com luz quente / Projeto de Tatiane Waileman e foto de Emerson Rodrigues

Aconchego

Muitas pessoas dizem que o décor industrial tem uma atmosfera mais fria. No entanto, a partir da iluminação é possível mudar isso completamente. Nesse projeto, por exemplo, para tornar o ambiente mais aconchegante, a aposta foi pela colocação de muitos pontos de iluminação indireta aliados a lâmpadas com luz de temperatura quente (2700K a 3000K) ou neutra (4000K).