follow us

DICAS, led | 21/12/2022

Iluminação com LED: confira um guia prático para uma decoração funcional e moderna

Perfis, fitas ou decorativos com led – A Yamamura explica quais são as suas principais utilizações e esclarece as dúvidas mais comuns dos clientes

Projeto do escritório Kaleidoscope Arquitetura e foto de Emerson Rodrigues

Cada vez mais presente nos projetos de arquitetura e interiores, a iluminação LED sempre rouba a cena! Perfis, fitas, lâmpadas, decorativos ou outros artigos relacionados estão em alta na maioria dos lares. No entanto, muitos clientes têm dúvidas a respeito das formas corretas de instalação e uso no dia a dia, além das melhores combinações no décor. Por isso, a Yamamura, especialista em iluminação, apresenta um verdadeiro guia para esclarecer às questões mais comuns. Confira!

Principais artigos

Atualmente, os principais produtos vendidos são as lâmpadas, os perfis, as fitas e os artigos decorativos com led integrado. Nas residências, os spots de luz são usados para ambientes gerais e podem ser aplicados na maioria dos espaços. Já os perfis de led são muito comuns em cozinhas, lavanderias e em áreas de trabalho, mas também ficam muito bem em quartos e salas de estar. Afinal, com o avanço da tecnologia e da criação de vários tipos de produtos, são diversas as formas de uso.

Projeto do escritório Fan Interior Design e fotos de Emerson Rodrigues

Os decorativos, por sua vez, como as arandelas, os lustres e os pendentes são muito requisitados em salas de jantar, varandas, quartos, lavabos, áreas externas e afins. E, para quem quer apostar em um cantinho de leitura ou home office, as luminárias de mesa ou piso com led integrado também são bem-vindas!

Diferença entre fita e perfil de led

É uma dúvida comum que tem uma resposta bem simples! A fita de led, basicamente, consiste na própria fita que emite a luz, sendo necessária a utilização de um driver em conjunto (peça responsável pela conexão elétrica). Já os perfis de led são compostos pela fita de led, pelo driver, uma base em alumínio (onde a fita é colada) e um difusor em acrílico por onde a luz passará. Portanto, os dois produtos se complementam.

Fita e perfil de led – Divulgação Yamamura

Aplicação

É preciso pensar na fita de led como um componente do perfil, portanto não se deve aplicá-la sozinha em nenhuma situação. Portanto, a Yamamura recomenda que toda fita seja instalada junto com um perfil de led, independentemente do local de uso. Com isso, a vida útil do produto será prolongada e a luz ficará mais dispersa por conta do difusor. Em caso contrário, a luz ficaria muito marcada.

O perfil de led pode ser aplicado de várias formas como, por exemplo: forros de gesso, madeira (tanto de embutir como sobrepor), marcenarias, ripados, sancas, cortineiros iluminados, rodapés invertidos e afins. Atualmente os perfis são usados não somente para proporcionar a iluminação geral, mas também para criar efeitos decorativos, cenas coloridas e luzes indiretas.  

Projeto do escritório Kaleidoscope Arquitetura e foto de Emerson Rodrigues

No caso das sancas de gesso, os perfis de led devem ser aplicados com todos os seus componentes: perfil de alumínio (que ajuda na dissipação do calor), a fita de led desejada, driver adequado e uma barra de acrílico (mais conhecida como difusor), que vai contribuir na propagação da luz de uma forma mais difusa.

Dica: É importante que todo e qualquer produto seja instalado por um profissional especializado, em razão de seu conhecimento técnico (principalmente na área de elétrica), além do menor risco de perder a garantia do produto, uma vez que ele sabe sobre o processo da montagem, cortes e melhores conexões.

Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues

Benefícios

A chegada do led agregou uma série de benefícios, como: a redução do consumo de energia em comparação com as lâmpadas antigas e, a possibilidade de alcançar um maior número de tonalidades de forma mais acessível. Há opções de tons de branco, a partir de tonalidades mais frias (5000K a 6000K) até as mais quentes (2700K a 3000K) e, também, o LED RGB, que consiste em uma iluminação colorida, tanto em fita, como em lâmpada, sempre utilizando uma controladora RGB ou o próprio smartphone.

A nova tecnologia também permitiu um estudo mais profundo, a fim de alcançar um IRC (Índice de Reprodução de Cor) mais alto e mais próximo ao sol. Ou seja, que contribui para as pessoas não enxerguem apenas as cores, mas que vejam como os tons se reproduzem na refração da luz em relação aos objetos (com o mínimo possível de interferência). Portanto, quanto maior o IRC, mais clareza há nas tonalidades.

Linha Philips Hue, da Philips, com iluminação Led RGB / Divulgação

Quando se fala de criação de cenas, como o led permite mais possibilidades de cores e dimerizações, os ambientes ganham maior flexibilidade. Por exemplo, uma loja de roupas consegue dar mais ou menos foco, trocar a intensidade dependendo da peça, além de utilizar a temperatura de cor adequada para cada momento. Já nos ambientes residenciais, as pessoas podem ter o seu próprio espaço para destacar quadros e outros itens decorativos; sincronizar o led com a televisão criando cenas específicas para cada momento, ou então montar novas iluminações gerais diretas ou indiretas.

Sendo assim, as possibilidades são praticamente infinitas! Passando, ainda, pelo bom custo-benefício com maior durabilidade do produto, menor impacto ambiental e pelos diversos tipos de efeitos disponíveis, que ficam cada vez mais abrangentes.