follow us

Tudo em Iluminação | 31/07/2020

INTENSIDADE DA LÂMPADA PARA CADA AMBIENTE

Quando o assunto é a quantidade de luz que devo usar no espaço para que ele não fique claro e nem escuro demais, já sabemos que essa medida varia de acordo com o gosto pessoal de cada um. Mas para você não ficar com aquela pulga atrás da orelha e acabar exagerando demais, nós da Yamamura viemos aqui te contar um segredinho sobre qual parâmetro utilizamos para realizar nossos projetos.

A norma ABNT 5413, que fala sobre a Iluminância de Interiores, recomenda que, para salas de estar, a iluminação geral deve ser entorno de 150 lux, já para os locais de maior atenção, 500 lux é a quantidade média de luz necessária nesses pontos.

Para cozinhas, lavanderias, banheiros e quartos a luz geral deve ser a mesma das salas de estar, já para as luzes pontuais, como em pias, mesas, camas, a iluminação deve ser, aproximadamente, 300 lux.

Agora, em halls, escadas, despensas e garagens, por se tratar de locais de pouca permanência, não são necessárias tanta iluminação, neste caso, luzes gerais giram entorno de 100 lux, enquanto que, para luzes locais são utilizados em média, 300 lux.

Em todos os casos, quando compramos uma lâmpada, essa medida em lux não é representada nas embalagens dos produtos, sendo assim, podemos utilizar a fórmula a seguir:

Com ela, podemos usar os parâmetros de lux informados pela norma, a metragem quadrada do ambiente e a quantidade de pontos disponíveis no espaço para descobrirmos a quantidade de lúmens necessários para aquele espaço, medida descrita nas embalagens das lâmpadas, legal né? Lembrando que, para um mesmo ponto de luz, podemos ter luminárias que necessitem de mais de uma lâmpada, ou ainda, que elas sejam com LED integrado. Então não deixe de ter isso em mente para que a fórmula seja eficaz. E se ficou alguma dúvida, não deixe de passar no nosso setor de projetos para darmos toda a assistência necessária (: