follow us

Viver Bem | 24/01/2020

A OPORTUNIDADE DE RENOVAÇÃO!

Lev Vygotsky (1896 – 1934) e Jean Piaget (1896 – 1980) foram grandes pensadores que construíram teorias sobre o desenvolvimento humano. Ambos apontam como estamos em constante mudança e como cada acontecimento das nossas vidas contribuem para a construção do repertorio de quem somos.

Você já se permitiu fazer uma reflexão sobre o seu ano de 2019?

Temos que contemplar nossos feitos, os que classificamos como melhores, maiores e positivos até os que colocamos na lista. Essa escuta interior, proveniente da reflexão do ano que se encerra, nos ajuda a entender onde estamos e quais são os próximos passos para alcançar os objetivos que tanto almejamos. Também entendemos o que temos que desenvolver como individuo e o que podemos deixar pelo caminho, em nós e no mundo que nos rodeia.

Não podemos passar para uma próxima etapa, um próximo ano sem ao menos entender quais são os objetivos que queremos alcançar. A vida está em constante movimento e querendo ou não somos levados nesse fluxo.

Negamos esse processo natural quando não refletimos sobre quem somos e o que queremos, ficando em uma zona de conforto.

Contudo, não existe a melhor data para uma mudança ou um novo plano, temos que mudar de direção quando sentimos necessidade. “Necessário é reciclar o nosso lixo emocional, transmutar sentimentos negativos e aprender a lidar melhor com nossas inquietações e limitações para entrarmos mais leves em um novo ciclo de vida”. Soraya R. Aragão