follow us

Viver Bem | 31/07/2020

ADAPTABILIDADE

Muitas pessoas precisam de um tempo para se adaptar a novas situações ou a imprevistos, já outras possuem a habilidade de se adaptar a diferentes situações e ambientes, sem dificuldades.
Essa é uma capacidade que podemos desenvolver e aperfeiçoar com o tempo. Ela contribui positivamente para termos relações saudáveis com os outros e com nós mesmos, sem uma rigidez desnecessária.
Quem já tem essa habilidade sem muitos esforços pode aperfeiçoá-la e a partir dela desenvolver novas capacidades, como, por exemplo, a flexibilidade e a criatividade.

COMO SABER QUE ESTOU EXERCENDO A MINHA ADAPTABILIDADE?

COMO POSSO EXERCENDO PRATICAR E AMPLIAR A ADAPTABILIDADE?

Comece a perceber em seu dia a dia os imprevistos e as situações que não saem como o programado, a sua reação e pensamentos diante desses momentos e como você lida com isso. Se existe algum ou alguns aspectos que você sente falta, queria ter, que te incomodam ou te atrapalham, mas que se trabalhados, estimulados e desenvolvidos vão melhorar as suas relações e atividades.

Faça as suas atividades rotineiras de uma forma diferente do que você costuma regularmente. Isso irá te tirar aos poucos da sua zona de conforto sem desestruturar a sua rotina. Essa atividade faz com que você comece a se acostumar a ter novos comportamentos fora do pré-estabelecido. Por exemplo, todos os dias você acorda arruma a cama, escova os dentes e faz o café, tente inverter a ordem, pegue um caminho diferente, marque um café com uma amiga (o), mude o horário do jantar. Nada que interfira negativamente na sua rotina, mas que pode te trazer um beneficio.

Diante de uma situação inusitada, pare, respire e pense que essa é uma excelente oportunidade para exercer a sua flexibilidade e adaptabilidade. Com o tempo você conseguirá lidar melhor com essas circunstâncias que fogem do seu controle.

Tente fugir dos comportamentos impulsivos. Acolha os seus pensamentos, respire, pense sobre as possibilidades e pense que não saiu como o esperado, mas pode dar certo também.