follow us

Viver Bem | 04/05/2020

COMUNICAÇÃO

Vivemos em sociedade e nos relacionamos, mesmo que involuntariamente, com os demais através da comunicação. Temos a tendência de partilhar muitos conteúdos ao longo do dia, sem mesmo nos dar conta, pois podemos nos comunicar de diversas formas, como, por exemplo, através da Comunicação Verbal, Escrita, Oral, Comunicação Não Verbal representada por gestos, sinais, códigos sonoros, expressões faciais ou corporais, imagens ou outros códigos representativos, Comunicação por olhar, mímica, gesto e pela postura.

Através dessa prática, os seres humanos e os animais compartilham diferentes informações entre si, transformando essa ação em uma atividade essencial para a vida em geral.

A importância dessa ato fica ainda mais evidente quando estudamos a história de nossos antepassados e percebemos que desde os povos pré-históricos tínhamos a comunicação através das pinturas rupestres no interior das cavernas, e assim seguimos através dessa linha do tempo com inúmeros exemplos de formas de comunicação até os dias atuais onde a tecnologia, cada vez mais, gera alternativas para que essa troca aconteça, mais fácil e rapidamente.

Não podemos esquecer que todos os seres são únicos embora tenham em comum a possibilidade de se comunicar de alguma forma. Cada pessoa tem a sua cultura, família, história, crenças, personalidade e encara as situações de acordo com o que acredita, sendo assim interpreta a comunicação do seu jeito. Por isso é importante ser assertivo e empático ao se comunicar.

O livro “Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais” escrito por Marshall B. Rosenberg exemplifica formas e ensina técnicas de transformar a sua comunicação em assertiva e empática. Esses são preceitos indispensáveis para ser entendido e se tornar um bom profissional, pai, mãe, filho, filha, marido, esposa, namorado, namorada, irmão, irmã entre outros.

Nesse vídeo você pode conhecer um pouco do conteúdo do livro.


https://www.youtube.com/watch?v=9msNPEb6tTg


TED – Como falar de um jeito que as pessoas queiram ouvir


https://www.youtube.com/watch?v=D236cCikGmA