Home / Viver Bem  / QUALIDADE DE VIDA X TEMPO

QUALIDADE DE VIDA X TEMPO

O que é qualidade de vida para você?

Muitas pessoas responderiam que qualidade de vida é ter saúde e tempo para fazer todas as atividades do dia a dia.

 

Ter a tão sonhada “qualidade de vida” está associado ao bem-estar, físico, mental e social sendo a administração do tempo peça chave para que essa relação ocorra.

 

Em um único dia, desempenhamos várias atividades e papéis, tais como, pai, mãe, profissional, tio (a), avó, avó, amigo (a), filho (a), esposa, marido, namorado (a), entre outros. Com essa rotina atribulada, muitas vezes sentimos que a semana está passando rápida demais e que nosso dia deveria ter mais tempo, afetamos o nosso sono e não nos alimentamos bem.

 

Buscamos sempre dar o nosso melhor, executando o que é proposto com excelência. Equilibrar tudo isso não é uma tarefa fácil, ainda mais com um mundo virtual nos bombardeando de informações a todo o momento. Essa cobrança e a falta de organização adequada do tempo monta um cenário propicio para o estresse, angustias e sentimentos ruins, levando ao adoecimento físico e mental.

 

No geral, viramos pessoas sem tempo para questões pessoais, como realizar um curso, manter um hobby, praticar esporte, viajar, reunir os amigos e ter uma vida profissional equilibrada. Ao contrário do que muitos pensam, ser multitarefa nem sempre é algo positivo. Focar em uma tarefa de cada vez gera resultados melhores, além de ser mais saudável. Quando nos dedicamos a muitas obrigações ao mesmo tempo, ficamos mais ansiosos e ainda corremos o risco de não terminar nenhuma delas.

 

Agora, ficou mais fácil compreender como nosso tempo é um bem precioso, e que, através de uma boa gestão conseguimos melhorar nossa rotina e atingir o que almejamos, nossos projetos e metas.

 

Alguns estudiosos desenvolveram técnicas e ferramentas que possibilitam organizar o tempo, estabelecendo prioridades, foco e comprometimento com os resultados tanto no âmbito pessoal como profissional.

 

Em resumo, gestão de tempo é sinônimo de qualidade de vida. E para saber administrá-lo a fim de evitar estresse é preciso ter pleno conhecimento de si mesmo. O autoconhecimento é um fator muito importante para organizar o dia a dia, deixando a rotina mais tranquila e equilibrada.

 

Uma dica valiosa: se questione “O que é qualidade de vida para mim?”. Observe a suas atividades e as relações. O que em sua vida te deixa bem e o que te causa estranheza? Revendo sua rotina você descobrirá o que precisa mudar em sua organização e em seus comportamentos, assim encontrará sentindo ou não no que está fazendo. Por isso a importância de primeiro reconhecer quem você é, o que você precisa e gosta de fazer e o horário que melhor executa cada atividade. Só assim conseguirá montar o cronograma de metas de forma assertiva.

 

Não se cobre exageradamente, viva um dia de cada vez sempre trabalhando a favor do alcance dos seus objetivos. “Evolua com constância, dia após dia” – isso irá favorecer o surgimento de novos hábitos e o descarte de outros, permitindo que alcance o equilíbrio entre a forma que administra o seu tempo e a construção do estilo de vida que deseja.

 

“O QUE É IMPORTANTE RARAMENTE É URGENTE, E O QUE É URGENTE RARAMENTE É IMPORTANTE”. – Dwight Eisenhower

 

 

tecnologia@seven7th.com

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Fusce eu augue et velit eleifend lacinia eget eu tellus.

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT