follow us

Viver Bem | 18/05/2020

RESILIÊNCIA!

Por: Ana Carolina – Psicóloga CRP 06/134899

Resiliência representa como muitos estão enfrentando esse momento. Esse termo fala sobre a capacidade que temos em lidar com problemas, nos adaptarmos as mudanças, como superamos obstáculos e suportamos as pressões de situações diversas, como, por exemplo, a pandemia do COVID-19.

Acredito que ninguém nunca imaginou passar por um momento como esse em que estamos. Fomos tomados pelo incerto e tivemos que rapidamente absorver um conteúdo novo e difícil, que nos forçou a reorganizar rapidamente nossas rotinas e buscar formas de continuar nossas vidas em meio a um vírus novo e muitas vezes letal.

Você já parou para pensar em como foi e é forte? Sim, você está vivendo o
inimaginável e mesmo assim não desistiu, essa é uma atitude de uma pessoa resiliente.

Todas as situações novas e desafiadoras que aparecem no decorrer de nossas vidas causam um conjunto de sentimentos e sensações, como, por exemplo, insegurança, medo, ansiedade, angústia e outros diversos que assombram nossas mentes dia e noite, e mesmo diante desse cenário desafiador você continuou caminhando.

Muitas vezes nos esquecemos de dar crédito para nós mesmos e pensar em como vencemos vários desafios e fomos fortes. Por isso seguem três dicas de como você pode contornar essas sensações negativas com resiliência e dar luz as suas conquistas.

1.Mantenha-se flexível!

Quando se sentir ansiosa (o), angustiada (o) e perdida (o) lembre-se de
cada obstáculo já vivido e como você conseguiu enfrentar cada um
deles se adaptando, sendo flexível e criativa (o).

2.Compartilhe suas emoções!

Ser resiliente não significa ignorar seus sentimentos. É necessário ser
forte para compartilhar o que sente. Com certeza você tem pessoas que
ama e confia, e são com essas que você vai dividir seus medos, frustrações, angústias e pensar em formas de enfrentar as situações desafiadoras. Não descarte também procurar também um psicólogo (a).

3. Acredite em você!

Mantenha-se conectado com os seus objetivos, sonhos e propósitos.
Mesmo diante de situações que te tira o equilíbrio tente se lembrar de
forma positiva de todas as conquistas que você espera ter e de que
você é forte e capaz.